Dia do Homem acontece neste sábado (18) em Jacareí

Como parte da programação do novembro azul, neste sábado (18), das 8h às 14h, as unidades de saúde do Parque Santo Antônio, Parque Meia-Lua, Jardim das Indústrias, Rio Comprido e Santa Cruz dos Lázaros realizam um dia especial voltado à saúde do homem e à prevenção ao câncer de próstata em Jacareí. Não é preciso agendamento, apenas levar documento com foto e cartão SUS.

Além de orientações de prevenção e autocuidado, neste dia os homens que procurarem as unidades serão pré avaliados por um profissional de enfermagem e, se apresentarem sintomas de risco, serão encaminhados imediatamente para avaliação médica, que poderá realizar o exame físico e solicitar exames laboratoriais.

Essa é a primeira vez que Jacareí terá um dia D especialmente para cuidados da saúde do homem, assim como acontece no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Uma das incentivadoras para a criação deste dia foi a médica de saúde da família e também vereadora, Márcia Santos, que participa, há 14 anos, de ações na Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) do Rio Comprido com esse objetivo.

“Desde o primeiro ano da campanha, conseguimos captar muitos casos de câncer de próstata, infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças que não chegavam ao conhecimento dos profissionais da unidade básica, não permitindo o início dos tratamentos e cuidados. Com isso, além do homem, nós podemos cuidar da saúde de toda família. O vínculo com a comunidade nos permitiu mudar a lógica de cuidado e proporcionar um cuidado integral de saúde, que, com o dia D, se ampliará para toda a cidade”, explica Márcia Santos.

Dados – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). No último ano, de janeiro a outubro, foram diagnosticados 28 casos de câncer de próstata pela rede pública de Jacareí. Neste ano, até outubro, foram registrados 38 casos.
Segundo a secretária de Saúde, Rosana Gravena, “o número se deve, principalmente, pelo aumento das ações de prevenção à saúde do homem, mutirão de consultas e melhora no acesso aos serviços de especialidade. Resultado de esforço da equipe de saúde para identificar precocemente a doença e iniciar o tratamento com rapidez”.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)