‘Dia D’ decisivo contra a febre amarela oferece vacina em todos os postos de saúde neste sábado (17)

Escutar áudio do texto

Neste sábado (17), as unidades de saúde de Jacareí e a antiga UPA Infantil (Av. Senador Joaquim Miguel, 75, centro) estarão mobilizadas para osegundo ‘Dia D’ da campanha de vacinação contra a febre amarela na cidade. A vacina será oferecida das 8h às 16h.

Jacareí vacinou 106 mil pessoas desde o dia 13 de dezembro de 2017, quando a Diretoria de Vigilância à Saúde iniciou as ações de prevenção à febre amarela nas zonas rurais da cidade. Durante a campanha, que teve início no dia 25 de janeiro, foram imunizadas 50.505 pessoas.

No total, a Secretaria de Saúde vacinou 55% da meta de 190 mil pessoas imunizadas. Nas últimas semanas, a procura pela vacina diminui exponencialmente, chegando a, aproximadamente, 66% de queda na procura. 

A secretária de Saúde, Rosana Gravena, se mostrou preocupada com a diminuição da procura pela vacina. “Não podemos perder o foco de vacinar o maior número possível da população. Infelizmente, a procura pela vacina tem diminuído e ela é a forma mais efetiva de prevenção. O vírus já está em nossa região, queremos que todos que ainda não se vacinaram procurem os postos neste dia D. Toda equipe da Saúde estará trabalhando a todo vapor para cuidar da nossa população”, enfatiza.

Casos – Atualmente, há seis casos suspeitos de febre amarela notificados pela Diretoria de Vigilância à Saúde de Jacareí. Duas pessoas ainda internadas e quatro óbitos que ainda estão sendo investigados. Apenas um deles reside no município.

Serviço – Para se imunizar é preciso levar um documento com foto, Cartão SUS e a carteira de vacinação (se ainda tiver).
Não serão vacinadas crianças menores de nove meses; pessoas que tenham reação alérgica a ovo de galinha e seus derivados; ou pessoas que estejam com a imunidade fragilizada. De qualquer forma, é recomendado que todos se dirijam às unidades para verificarem a viabilidade da vacina.

 (Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)