Desfile Cívico leva Matematicando para a av. Nove de Julho

O Desfile Cívico de Jacareí será realizado no próximo sábado, 07 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, a partir das 9h, na avenida Nove de Julho, com a participação das escolas municipais, que apresentarão o tema “Matematicando”.

A solenidade contará com a participação de alunos e professores das escolas municipais e estaduais, além de representantes de instituições. Estarão desfilando nesta ordem: Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão / projeto Tocando o Futuro I e II, Cepac, JAM, Apajac, Casa Viva Vida – Secretaria de Assistência Social, CAPS – Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Esportes e Recreação, Secretaria do Meio Ambiente – Proteção Animal, EE Benedicto Mauro dos Santos, EE Adherbal de Castro / Banda Fênix, Instituto Iraci Veiga, Instituto Santa Branca de Desenvolvimento Sustentável, Associação Esportiva Jacareí Rugby, Demolay Escoteiros, Liga Jacareiense de Capoeira, Rotary Club, SAAE, Veículos Antigos e Amigos Clube do Fusca.

A Secretaria de Educação abre o Desfile Cívico das escolas municipais com motivos para celebrar. Dentre muitos municípios, Jacareí ganhou três troféus pelo reconhecimento do Programa Jacareí Cidade Leitora. Dando continuidade ao programa e a parceria do PVE – Parceria pela Valorização da Educação, 31 escolas do Ensino Fundamental com 12.813 alunos desenvolvem o Projeto “Matematicando Jacareí.

PVE – Parceria pela Valorização da Educação – iniciativa do Instituto Votorantim, empresas do grupo e Suzano Celulose, será representada pelas coordenadoras do Programa, diretoras das escolas do Ensino Fundamental e mobilizadores sociais, da Associação Fênix, Academia Jacarehyense de Letras, Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, Biblioteca Comunitária “Ler para Crescer”, CEDAC- Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária, Associações Amigos de Bairros, Rotary Club Jacareí, Fundação Cultural de Jacarehy, SAAE, Jornal Semanário e Diário de Jacareí, Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, Empresas Privadas, Grupo Supera, Mãe Girafa, ONG Guri na Roça, Projeto Social Viva Boa Vista, ETEC, Wish Cash Educação de Valor, Organização Social, Pró Eficiência, pais, alunos da rede pública e privada, voluntários em geral e Doutores Coloridos.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí, com seus 40 anos de atividades, acompanhará musicalmente as escolas municipais que desfilarão. Confira como será a apresentação da Secretaria Municipal de Educação:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Os alunos e professores desta modalidade de ensino entram na avenida com a mensagem do Educador Paulo Freire: “Não há saber mais ou menos: há saberes diferentes”. A Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino atende atualmente 395 alunos em 12 escolas nos bairros:  Centro, São João, Parque Meia Lua, Cidade Salvador, São Silvestre, Rio Comprido, Parque Imperial, Santo Antônio da Boa Vista, Primeiro de Maio, Jardim Paraíso, Vila Zezé e Jardim Santa Maria.

EMEF PROFª CLAUDIA MARIA GASPAR QUEIRÓZ DO PRADO – Os alunos do projeto de Educação em Tempo Integral vêm representando a escola no desfile com o tema: “OS JOGOS E A SUA RELAÇÃO COM O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA”.

EMEF JOAQUIM PASSOS E SILVA – A escola entra na avenida com “O DOMINÓ HUMANO”.

EMEF PROFª RICARDINA DOS SANTOS MORAES – A escola apresenta na avenida dentro do Projeto Matematicando Jacareí, “AS FIGURAS E SÓLIDOS GEOMÉTRICOS”.

EMEF LAMARTINE DELAMARE – Trazendo para a avenida “O LÚDICO NA MATEMÁTICA”, os alunos levarão para a avenida noções de matemática com o resgate de antigas brincadeiras e brinquedos educativos, como amarelinha, twister e dominó.

EMEF PROFª MARIA REGINA CACHUTÉ – Para despertar o gosto pela matemática e reconhecer sobre a sua importância em nosso cotidiano, os alunos mostram no desfile como é possível aprender de forma lúdica e divertida “OS NÚMEROS E AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA”.

EMEIF PRESBÍTERO MÁBITO SHOJI – Sabendo que a música e a matemática têm em comum a busca por padrões e regularidades, a escola apresenta a OFICINA DE PERCUSSÃO do Projeto de Educação em Tempo Integral e o “PROJETO: BRINCANDO E APRENDENDO = MATEMATICANDO”.

EMEF PROFª MARIA THEREZA GANASSALI DE OLIVEIRA – A escola apresenta o “PROJETO ARITMÉTICA”, baseado na obra de Monteiro Lobato, Aritmética da Emília.

EMEF PROFª SILVIA APARECIDA REZENDE BARRETO – Os alunos apresentam no desfile a história dos números, mostrando a evolução da escrita dos números até os dias de hoje.

EMEF PROFª CONCEIÇÃO APARECIDA MAGALHÃES SILVA –Os alunos  presentes estarão representando alguns projetos trabalhados na escola com o tema “MATEMATICANDO NO JOGO DE XADREZ”, cujo esporte é considerado uma arte e uma ciência, que desenvolve várias habilidades como memória, concentração, planejamento e tomada de decisões; e o MATEMATICANDO COM O TANGRAN que desenvolve a capacidade de visualização de percepção espacial, de análise e criatividade; a FANFARRA também traz a arte da música e da matemática na avenida.