Desenvolvimento lança programa de Mapeamentos de Cadeias Produtivas Industriais de Jacareí

Escutar áudio do texto

60 empresas participaram do evento na data em que se comemora o ‘Dia da Indústria’

Nesta sexta-feira (25), na sede do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo foi lançado o programa de Mapeamentos de Cadeias Produtivas Industriais de Jacareí.  Com organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e coordenação do CIESP, a iniciativa é voltada ao universo das indústrias de pequeno, médio ou grande porte e tem por objetivo mapear a estrutura da cadeia produtiva da cidade.

O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, representando 60 empresas, de diversos segmentos do setor empresarial, além de representantes do poder público, lideranças de entidades da classe empresarial, comercial e incubadora de negócios.

O objetivo é conhecer e traçar a estrutura da cadeia produtiva do município, realizando o diagnóstico do potencial industrial para pensar em ações que possam fomentar o mercado industrial local e as relações industriais, gerando o aumento dos negócios feitos no município e, consequentemente, os investimentos em Jacareí.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Amagai, “o programa proporcionará conhecer a fundo a estrutura da cadeia produtiva do município, que servirá de indicador para o Plano de Desenvolvimento Econômico, norteando as ações do poder público e garantindo a melhoria da economia da cidade”, destacou ele.

O programa – Entre as ações propostas no programa, serão realizadas oficinas de integração e networking, a partir do mês de junho, com as empresas participantes, com formação de grupos de trabalho divididos por setores econômicos e por produtos, de acordo com o perfil das empresas inscritas e suas demandas: “queremos conhecer nossas indústrias e atraí-las através dessas oficinas”, enfatiza Amagai.

A iniciativa vem ao encontro da necessidade de conhecer melhor o que é produzido, quais as demandas das indústrias, identificando também oportunidades de novos negócios em Jacareí”, afirma Walker Ferraz, diretor de Apoio à Atividade Empresarial.

Tudo que converge ao poder econômico do município tem que ser estimulado e incentivado. Com os segmentos econômicos fortalecidos e o dinheiro girando dentro da cidade, conseguimos diminuir o desemprego e contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Jacareí”, afirma o presidente de Associação Comercial de Jacareí, Wael Mamoud.

Todo o resultado do Mapeamento de Cadeias Produtivas Industriais de Jacareí será apresentado no mês de outubro, no Fórum de Desenvolvimento Econômico e integralmente utilizado na construção do Plano de Desenvolvimento Econômico da cidade.

  (Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)