‘Desastres naturais’: tema de oficinas para professores

Com o objetivo de garantir a prevenção em desastres naturais, a promoção da iniciação científica e a popularização da ciência, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu ao programa WASH (Workshop Aficionados em Software e Hardware).

O programa promoverá atividades e oficinas para os professores da rede municipal, nos períodos da manhã, tarde e noite, com temáticas de educação em redução de riscos e desastres. Nesta primeira etapa do WASH e do CEMADEN Educação (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em Jacareí, a Secretaria de Educação irá definir as primeiras escolas a serem atendidas pelo programa, mas a intenção é levar as temáticas de prevenção de desastres naturais, gradativamente, para todas as 31 escolas municipais.

Após esta etapa, as crianças contarão com as oficinas do programa WASH e do CEMADEN. A implantação do programa no município é resultado da adoção desta metodologia pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Federal – Campus Jacareí.

O WASH tem como principal objetivo a promoção de oficinas com temas STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics / tradução: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), para estudantes do ensino fundamental, com a participação de estudantes do ensino técnico, médio e de graduação – principalmente da rede pública –, com alcance em todo território brasileiro.

Sua proposta atende às diretrizes da nova BNCC (Base Nacional Curricular Comum). O programa oferece, em parceria com entidades promotoras que adotam a metodologia, a exposição ao método científico e ao letramento tecnológico, num contexto de valorização da autonomia dos estudantes.

A reunião que definiu a implantação do WASH e do CEMADEN em Jacareí foi realizada em janeiro na Sala dos Conselhos da Secretaria Municipal de Educação.