Delegados do OP realizam Encontro Municipal para discussão de prioridades regionais

Os delegados eleitos nas plenárias locais do Orçamento Participativo 2016 realizarão neste sábado (21), às 8h30, no EducaMais Jacareí, um Encontro Municipal para enumerar as prioridades escolhidas para cada região. No evento também serão feitas a prestação de contas dos 16 anos de Orçamento Participativo e a eleição do novo Copaj – Conselho do Orçamento Participativo de Jacareí. Toda a população está convidada.

Na primeira etapa do OP, a Prefeitura de Jacareí realizou várias plenárias em bairros da cidade. Para este ano, foram anunciadas algumas mudanças importantes em relação aos anos anteriores, que permitiram à população ter maior peso nas decisões do Orçamento Participativo.

A principal é que as plenárias foram feitas por bairro e não por região. A segunda é que, em todas as plenárias, os participantes puderam enviar sugestões sobre as obras e serviços mais necessários em cada bairro, bem como as áreas em que é preciso investir mais.

“O objetivo das plenárias foi levantar as principais demandas da população. Esse é um instrumento importante para sabermos quais as necessidades de cada bairro”, explica o coordenador do Orçamento Participativo, Aías Santana. “O OP valoriza a participação do munícipe e fortalece a sua cidadania”.

O Orçamento Participativo existe há 16 anos em Jacareí. Criado em 2001, ele permite a participação de moradores nas decisões sobre parte dos investimentos realizados pela Prefeitura. Desta forma, a comunidade fica mais conectada com as necessidades do município e com a real capacidade orçamentária da Prefeitura, de forma transparente e democrática.

(Marta Fernandes/PMJ)