Defesa Civil de Jacareí participa de treinamento para Operação Estiagem

Integrantes da Defesa Civil e do Viveiro Municipal de Jacareí participaram da Oficina Preparatória para Operação Estiagem (OPOE), nessa terça-feira (22), em Campos do Jordão.

O treinamento foi liderado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) – Casa Militar, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria Estadual da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros.

A estiagem, que surge no período de inverno, pode prejudicar as coberturas vegetais, principalmente com os incêndios, que afetam a saúde humana e o meio ambiente. Por isso, o objetivo do encontro foi capacitar os municípios para que possam agir rapidamente em situações de emergência.

O evento, que reuniu representantes da Guarda Civil, Bombeiros e servidores do Meio Ambiente de 20 cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte teve início com uma cerimônia de abertura, com a presença do Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1), a coronel da PM Eliane Nikoluk Scachetti e do Capitão Mendes responsável pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil (REDEC).

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, Paulo Henrique Domingues, representado o prefeito Izaias Santana e profissionais da Diretoria de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Para o secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí esse treinamento é fundamental. “A difusão das técnicas e aprimoramento dos agentes públicos e voluntários complementam às atividades do Corpo de Bombeiros nos casos de fogo em mata, os quais podem se dedicar com maior atenção e recursos às ocorrências de incêndio em ambientes urbanos e outros sinistros mais complexos”.

Durante a oficina, foram realizadas palestras em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Polícia Ambiental sobre temas como o combate ao incêndio e técnicas práticas de contenção de fogo em mata e áreas abertas, entre outros.

Estamos aprimorado o nosso conhecimento a cada ano. Novas técnicas ensinadas pelo Corpo de Bombeiros são extremante importantes para realizarmos um trabalho cada vez melhor e com mais segurança para a população de Jacareí”, explica o gerente da Defesa Civil, José Donizeti Martins de Toledo.

Além disso, o Corpo de Bombeiros ministrou um treinamento prático da Operação Corta-Fogo para o combate a queimadas e incêndios florestais. Ao término, os municípios receberam um kit estiagem para auxiliar na atuação contra os problemas decorrentes do período.

(Luciana Valadares/PMJ – Foto: Divulgação)