Curso é chance para costureiras que desejam empreender

Escutar áudio do texto

Desde que teve o primeiro contato, aos 13 anos de idade, com a arte de alinhavar pontos e coser tecidos, Beatriz Rodrigues Barros de Paiva, encontrou no corte e costura um meio de ajudar no sustento da casa. Mas foi no final do ano passado que ela descobriu que pode tornar o ofício em algo mais rentável. A oportunidade surgiu ao se deparar com um anúncio do Curso de Empreendedoras da Moda, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Prefeitura de Jacareí, em pareceria com uma grande rede de vestuários – Lojas Renner.

Entre mais de 600 costureiras inscritas, ela é uma das 90 selecionadas para o curso que teve início em 8 de fevereiro. E hoje aos 54 anos e mais de 40 anos como costureira, ela vê a oportunidade de melhorar seu campo de atuação. “Quando fiquei sabendo do curso, logo me interessei. Nunca havia pensado em ser uma empreendedora de moda. De repente surgiu a chance não só de aprender a costurar, mas de ter o meu próprio negócio, já o curso ajuda muito na área de gestão e formalização”, expõe.

Assim como Beatriz, outras alunas do curso estão com a mesma disposição.

Silvana Miguel, 55 anos é costureira há 10 anos. E entre uma costura e outros afazeres, não sobrava tempo para pensar em se qualificar. “O curso veio numa boa hora. Assim que vi o anúncio na internet, resolvi me inscrever. Não quero ficar apenas na máquina de costura, mas ter a chance de ter o meu próprio negócio”, diz.

Para a gerente de Prospecção e Investimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Daniela Cambuzano, o objetivo do curso é justamente valorizar e qualificar o aprendizado das alunas, ao mesmo tempo em que as capacita para geração de renda e trabalho. “As alunas já têm a experiência de confeccionar. Com o curso terão a oportunidade de qualificar seu aprendizado e ainda aprender como gerir seu próprio negócio, saindo da condição de costureiras para empresárias da moda”, destaca a gerente.

Daniela ressalta ainda que a qualificação das costureiras também visa atender uma demanda exigente no mercado consumidor, formada por grandes marcas e redes do varejo. “Nós temos um polo têxtil importante que carece de abastecimento. Temos nossas costureiras, mas que não podem ser contratadas justamente porque estão na informalidade”, completa.

No curso Empreendedoras da Moda, que dura até novembro, as costureiras aprendem gestão de negócios, empreendedorismo e cooperativismo, além da qualificação da mão-de-obra com ensinamento de técnicas para aprimorarem o trabalho de corte e costura.