Cultura urbana ganha centro de referência em Jacareí

Foto2V_Arte Urbana  (1)
Apresentação de break, ou dança de rua, uma das atividades que serão realizadas no CRAU (Centro de Referência de Cultura Urbana), espaço que será inaugurado nesta quarta-feira (25) – Foto: Valter Pereira/PMJ

Os adeptos da arte urbana já podem contar com um espaço exclusivo para se expressar em Jacareí. Nesta quarta-feira (25), às 16h, a Prefeitura inaugura o CRAU (Centro de Referência de Arte Urbana), bem no coração do Parque dos Eucaliptos, na avenida Nove de Julho, região central.

Para o artista Betinho Zulu, à frente do movimento de arte urbana na cidade, o CRAU é uma grande conquista e vai servir como espaço para eventos e ações que envolvam essa expressão artística e também como um veículo de inclusão social e de exercício da cidadania. “A arte urbana nasceu, a princípio, da necessidade dos jovens expressarem sua estética, através de uma manifestação artística que envolvesse dança, música e artes plásticas. A cada evento que realizamos, temos grupos de dança, crews de grafiteiros e batalha de break”, comenta.

Zulu destaca também a “preocupação social” presente na cultura urbana e na interação dos seus artistas: “É na apropriação da rua como palco de expressão e vida que procuramos enfocar os elementos culturais e o conhecimento e levá-los aos adeptos dessa cultura em eventos e ações culturais, sempre dentro de uma ótica humanista. Pois a cultura urbana não é só uma cultura, mas também uma expressão artística.”

A presidente da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Sonia Ferraz, destaca que a instalação do CRAU no Parque dos Eucaliptos “é mais uma ação para valorizar a diversidade cultural, pois nossa cidade é rica em expressões artísticas nas mais diversas áreas: teatro, literatura, artes plásticas, cultura popular, cinema e música em vários estilos.”

Ela também aponta algumas conquistas da cultura urbana na cidade como um assento no Conselho Municipal de Cultura, a Semana do Hip Hop, que será comemorada junto com a Semana da Consciência Negra, em novembro, e a criação da ONG (Organização Não-Governamental) Coletivo Nandi, que é formada por mulheres que defendem a igualdade racial.

Em relação à escolha do Parque dos Eucaliptos, ela faz questão de ressaltar que a instalação do CRAU não vai interferir na função de espaço de lazer para o público: “Todas as atividades e equipamentos do Parque não serão alterados. O CRAU vem para somar”.

Zulu reforça que “o CRAU não é uma descaracterização do Parque, quem vai lá para fazer caminhada, para brincar, vai continuar usufruindo de tudo isso. Sabemos que o Parque não foi construído para isso (cultura urbana), mas a gente vai ocupar no sentido de agregar. Queremos mostrar que a função do CRAU é ser um equipamento de formação e de entretenimento. Somos cientes da relação que a população tem com o parque, vamos aproveitar isso para mostrar que também existem outras linhas de cultura na cidade como as desses artistas anônimos de arte urbana”, conclui.

Atrações
– Para a inauguração do CRAU (Centro de Referência de Arte Urbana) está definida uma programação cultural com as presenças de Dö MC, Dani Kriola e Banda Odoya, Nego Max, DJ Old Boy, DJ Débora Pavanni, MC D’Origem e e Free Session (batalha de break). Há ainda exposições fotográficas, mostra de filme, exposição do Acervo Nego Prettu (Cultura Negra e Hip Hop), Roda de Conversa, Sarau Poesie-se, Exposição Grafitti que devem compor a programação mensal do centro.

(Rosana Antunes/PMJ)