Cuidando de quem cuida: NASF oferece apoio físico e emocional aos profissionais das estratégias de saúde da família

Dentro das estratégias de saúde da família, existe um grupo de profissionais comprometidos em cuidar da vida de toda uma população. Só que assim como eles cuidam, eles também precisam de cuidados, ainda mais em tempos de pandemia devido ao novo Coronavírus (COVID-19), quando mente e corpo estão na luta pela sobrevivência.

Pensando no bem-estar destes profissionais, a equipe do NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) criou o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, que está sendo realizado uma vez por semana, em algumas unidades municipais de saúde de Jacareí.

A ação é comandada pelo fisioterapeuta Leandro Costa e pela nutricionista Renata Farina. Uma parte do tempo é dedicada aos exercícios de alongamento, flexibilidade e, depois, é realizado um bate-papo nutricional. Também são realizados momentos de meditação e relaxamento.

Uma alimentação natural e balanceada auxilia na diminuição da ansiedade. Mais do que nunca, devemos nos manter saudáveis e com a hidratação em dia”, reforça a nutricionista. Já sobre exercícios, Leandro pontua: “mexer o corpo traz motivação e, consequentemente, saúde mental para este período delicado”, diz o fisioterapeuta.

Liedja Silva é agente comunitária da Unidade Municipal de Saúde da Família (UMSF) do Jardim Yolanda. A profissional reservou um tempo para participar do projeto e afirmou a importância. “Acho essencial no meio da pandemia, a gente cuidar do corpo e da mente. Além disso, é um momento de descontração, onde permitimos cuidar da gente”.

Os profissionais da saúde que quiserem participar do “Cuidando de Quem Cuida” devem entrar em contato direto com a sua unidade de saúde de referência para verificarem o cronograma das ações.