CRAS celebra mês de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente

Escutar áudio do texto

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, ao esporte, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Essa descrição compõe o Art. 4º do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente que neste mês de julho, comemora 29 anos. Cumprindo essa missão, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), por meio da Secretaria de Assistência Social de Jacareí, realizará ao longo do mês diversas comemorações nas unidades dos centros de referências.

Nesta sexta-feira (11), o CRAS Oeste realizou um sarau com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), com apresentações teatrais, declaração de poemas e músicas, além da apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí (OSIJJA). Os temas das expressões artísticas estavam voltados ao ECA e ao avanço de proteção integral de crianças e adolescentes.

A ação reuniu cerca de 70 pessoas, entre jovens e adolescentes e, seus familiares. Carine Isabele Espósito de Oliveira é frequentadora do CRAS e demonstrou sua gratidão em participar das ações e oficinas proporcionadas pelo centro de referência.

“O convívio aqui me ajuda a evoluir. Me sinto segura e com esperança de seguir um futuro melhor. Gosto de teatro e aqui estou me encontrando artisticamente”, compartilha a adolescente de 14 anos, que esteve à frente da peça teatral apresentada pelo grupo.

O trabalho das unidades do CRAS para os jovens e adolescentes é pautada pelo ECA e por três eixos do serviço de convivência: convivência social, direito de ser e participação.

Patrícia Juliani, secretária de Assistência Social reforça a importância das comemorações. “Celebrar o aniversário do ECA nas unidades dos centros de referências promove reflexão, além de uma interação entre gerações. O olhar do nosso trabalho é direcionado ao cidadão e à garantia de seus direitos”, afirma.

O CRAS Oeste fica localizado na Rua Ale Mohamed Ahmed, nª 270, Jardim São Paulo. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e o telefone para contato é (12) 3956-8044.