Coronel Nikoluk assume Secretaria de Defesa do Cidadão de Jacareí

A coronel da reserva da PM (Polícia Militar) Eliane Nikoluk Scachetti é a nova secretária de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí. A posse realizada nesta terça-feira (21) lotou o auditório da Prefeitura. Além de amigos e autoridades, a cerimônia contou com a presença do prefeito Izaias Santana, do deputado André do Prado (PR), vereadores, policiais militares, representantes dos CONSEG’s (Conselho de Segurança) de Jacareí, do secretário de Assistência Social de Guararema Sidnei Santos Leal, do Comandante do 41º BPMI Tenente Coronel Adauto Martins da Silva, do delegado Cláudio dos Santos Filho, entre outros.

Nikoluk assume a pasta, antes sob o comando do também coronel da reserva da PM Paulo Henrique Domingues, que foi citado pelo prefeito Izaias. “Agradeço ao trabalho realizado durante dois anos por Paulo Henrique, que prestou serviços relevantes na cidade, com esforços para a implantação do Estatuto e Plano de Carreira da Guarda Civil, que representam avanços significativos na estrutura da Secretaria de Segurança”, lembrou o prefeito.

Para a nova secretária, assumir a pasta é “um desafio”, mas ao mesmo tempo é compensador porque “gosta de trabalhar com pessoas”.

A nova secretária destacou que, por conta da localização estratégica, a segurança de Jacareí acaba refletindo em outros municípios da região e que seu trabalho à frente da Segurança de Jacareí terá como base quatro pontos de atuação.

O primeiro ponto é a visão sistêmica. “A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão e seus colaboradores atuarão de forma integrada com as demais secretarias, formando uma grande rede de segurança”.

Em segundo lugar ela colocou a utilização da tecnologia. “Com o COI vamos ter mais tecnologia para contribuir com a nossa atuação. Vamos trabalhar no sentido de otimizar todas as forças de segurança, trabalhando junto a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana e outros parceiros que temos, no sentido de agregar valor na prestação de serviços emergenciais à comunidade.”

O terceiro ponto, segundo a secretária, é a aproximação da Secretaria de Defesa do Cidadão com a população. “Para isso, nós temos de ficar atentos para as estratégias em captar as demandas que a sociedade tem. Fortalecer o CONSEG e o programa Vigilância Solidária, e ver as formas de resolver esses problemas, buscando a excelência na prestação dos serviços.”

E para finalizar, a secretária ressaltou a valorização dos servidores: “A Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão é formada pela Guarda Civil, Defesa Civil, Procon e Fiscalização de Posturas. São pessoas trabalhando para proteger a população, que merecem toda valorização”.

Currículo – Nikoluk foi a primeira mulher a comandar a Polícia Militar no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, onde atuou por mais de quatro anos. Paulista, neta de imigrantes russos e poloneses, é filha de um policial militar e uma professora. Ela é casada há 26 anos e mãe de duas filhas.

No currículo, além do curso superior de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (São Paulo), consta o Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pelo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores (CAES) e o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia Internacional, entre outros.

COI – Durante a posse da secretária Eliane Nikoluk também foi assinada a Ordem de Serviço para implantação do COI em Jacareí com a empresa vencedora da licitação Telemática Sistemas Inteligentes. O valor inicial do investimento é de cerca de R$ 5 milhões.

Na oportunidade, Nikoluk e o secretário de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes, fizerem uma breve apresentação do projeto ao público presente.

O sistema é composto por 116 câmeras, posicionadas em pontos estratégicos, como todos acessos a Jacareí. “O COI vai funcionar como um cinturão de segurança, já que prioriza todos os acessos da cidade”, destacou Nikoluk. Ela disse ainda que o sistema “traz uma série de benefícios”, para outras áreas. “A partir do momento em que a gente reduz crimes e acidentes, temos consequentemente uma redução nos gastos na saúde, pois diminui o número de pessoas atendidas em hospitais. Essa é a grande importância do COI, a atuação de forma sistêmica, agregando valores”, pontuou a secretária.