‘Consultório na Rua’ leva cuidados de saúde à população em situação de rua

Escutar áudio do texto

Nesta semana, um novo serviço de saúde começou a funcionar em Jacareí. É o ‘Consultório na Rua’, uma equipe de saúde composta por profissionais multidisciplinares, que vão a campo, de forma itinerante, levar o cuidado integral à saúde das pessoas em situação de rua.

 Se em uma situação normal, a maioria das pessoas negligenciam os cuidados de saúde e procuram cuidados médicos só quando estão doentes, o quadro piora para as pessoas que vivem em situação de rua, sem os cuidados básicos de higiene, sob condições adversas do tempo, com alimentação prejudicada e, muitas vezes, fazendo o uso excessivo de álcool e drogas, com as chances de enfrentar problemas de saúde muito maiores.

Diante deste cenário, a equipe do programa, formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e agentes sociais, vão para as ruas oferecer cuidados de saúde a essas pessoas que estão em uma situação de alta vulnerabilidade social.

Queremos inserir essa população na rede de uma forma qualificada, produzindo uma relação de vinculo que facilite o cuidado e possibilite ações efetivas para a promoção de saúde”, afirma Rosana Gravena, secretária municipal de Saúde.

São realizados procedimentos básicos como verificação de pressão, aplicação de vacinas, verificação de glicose, pequenos curativos, oferta de medicamentos, vigilância para doenças como tuberculose e hanseníase, testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), além de aconselhamento sobre cuidados com a saúde, distribuição de preservativo e encaminhamento para outros serviços mais complexos.

João Edson, de 52 anos, que vive na rua e sofre com a dependência química, descreveu o sentimento de receber o acolhimento da equipe do Consultório na Rua. “Não tem preço sentir que tem alguém cuidando da gente. Enquanto muitos querem nos jogar para baixo, nos humilhar, tirar o pouco que a gente tem, existem esses anjos que querem nosso melhor, mesmo com as dificuldades que passamos na rua”.

Após o atendimento, João decidiu retomar o tratamento contra a dependência química no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), além do agendamento de consulta com um médico clínico geral para investigar algumas dores no peito que ele vem sentindo.

Cuidar deles próprios, do corpo, da mente e da saúde em geral é o primeiro passo para consigam sair dessa situação. Por isso, queremos proporcionar essa atenção integral à saúde deles”, relata Carlos Eduardo Lemes, auxiliar de enfermagem do Consultório na Rua.

 Dados – Um mapeamento realizado no mês de fevereiro pela Secretaria de Assistência Social apontou que 147 vivem em situação de rua. Dessas, 74 são moradores de Jacareí e 71 pessoas são migrantes, ou seja, vieram de outras cidades. Duas pessoas não passaram informações. Aceitaram ir para a casa de passagem 55 pessoas, enquanto 24 foram para o Centro Pop e 25 conseguiram passagens para voltar ao município de origem; oito pessoas aceitaram ser encaminhados para serviços de saúde (Unidade Básica, CAPS II ou CAPS AD).

O ‘Consultório na Rua’ é uma realização da Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Básica, e conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social.

 (Guilherme Mendicelli/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)