Conselheiros de Escola tomam posse no EducaMais Jacareí

Escutar áudio do texto
Mais de 1.200 conselheiros foram escolhidos (Foto: Valter Pereira/PMJ)

A posse dos novos membros do Conselho de Escola de 2016 foi realizada na última segunda-feira (21), na Sala Ariano Suassuna no EducaMais Jacareí. As eleições foram realizadas pela Secretaria Municipal de Educação nos dias 16 e 17. Mais de 15 mil pessoas votaram, para eleger 1.275 conselheiros.

 

Os candidatos inscritos foram distribuídos da seguinte forma: pais, pessoas da comunidade (que não têm filho na escola, mas moram do bairro), funcionários da rede municipal, especialistas (professores de Arte, Educação Física, Orientador pedagógico etc.), docentes e alunos (apenas do Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos).

 

A rede municipal de Jacareí conta hoje com Conselhos Escolares nas creches, EMEI e EMEFs. O processo eleitoral garante a constituição do Conselho através do voto direto. Para o assessor comunitário da Secretaria Municipal de Educação, Roberto Tarciso de Abreu, “o Conselho Escolar é muito importante, pois ajuda a melhorar os resultados da escola e colabora com o dia a dia, ajudando a resolver diversos problemas”.

 

Já o representante dos pais e da comunidade, Reinaldo Nunes Bicudo, destaca que “o Conselho Escolar é soberano e capacita a todos a trabalharem para resolver as prioridades da escola. Quem ganha é a comunidade”. Segundo a diretora da EMEF Barão de Jacareí, Luciana Vieira Augusto, o Conselho Escolar é um importante instrumento para toda a comunidade se apropriar de um espaço público, que lhes pertence. É dado o direito a palavra de todos os envolvidos: pais, alunos e ex-alunos, democratizando e tornando transparentes as decisões tomadas na Escola”.

 

A diretora da EMEF Profª Claudia Gaspar (Jardim Santa Marina), Elaine Faria Aguiar, disse que as crianças estão animadas e orgulhosas de participarem do Conselho Escolar. “Estão se sentindo importantes e incentivadas”, destacou.

(Marta Fernandes/PMJ)