Conscientização da arborização urbana é assunto de palestra no Viveiro

Durante todo o mês de setembro, diversas atrações vem sendo realizadas no “Festival da Primavera”, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente em comemoração à nova estação. Neste sábado (15), a partir das 13h, no Viveiro Municipal, acontece uma palestra de conscientização, com relação à importância da arborização urbana, a manutenção dos remanescentes florestais e a criação de corredores ecológicos, para a manutenção da biodiversidade e da manutenção da fauna urbana e silvestre, e a polinização/ multiplicação natural das espécies. O evento terá entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

A palestra será ministrada pelo engenheiro Marcelo Zardo e pela bióloga Solange Fátima (servidores da Secretaria de Meio Ambiente) e pela Articuladora e Mobilizadora da OSCIP Corredor Ecológico, iniciativa que surgiu em 2006 com o objetivo de recompor a Mata Atlântica e preservar os aspectos culturais da região.

Serão explorados os seguintes temas: Coleta de sementes; Produção de mudas; Importância do reflorestamento e recuperação ecológica; Diversidade de espécies e serviços ambientais; Espécies adequadas para arborização urbana; Manejo arbóreo – podas, pragas e doenças.

Após a palestra será realizado ainda um plantio, no próprio Viveiro Municipal, de 120 mudas nativas, junto dos participantes. A intenção é dar continuidade à recuperação ambiental da área do Viveiro, que ainda possui cerca de 60% de sua área a ser reflorestada, em uma antiga área destinada ao plantio de café.

Mais eventos – Neste domingo (16), às 10 horas, haverá ainda a Contação de história do livro “Sonhos de Francisco, Contos do Vale do Paraíba” com Marcelo Fernandes, na marquise do Parque da Cidade. Em seguida terá oficina de pinturas para as crianças. Outro evento que marcará o final de semana será o Festival de Foodtruck, que ocorrerá sábado (15) e domingo (16), das 11h às 20h, no bolsão de estacionamento do Parque da Cidade, com a participação de oito comerciantes de alimentos diversos, além de expositores de artesanatos do município.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)