Comunidade se une a Amigos da Ópera para cuidar da Praça Maria Callas

Escutar áudio do texto
Foto10A_Praca
Praça Maria Callas foi adotada pelo grupo “Amigos da Ópera”. Foto: Alex Brito/PMJ

Batizada de Maria Callas, a praça próxima à rodoviária e ao EducaMais promete ser um xodó para a comunidade local. Além de ser adotada pelo grupo “Amigos da Ópera”, já despertou o interesse dos moradores que também querem se juntar para ajudar na sua preservação.

Um exemplo de morador animado com a novidade é a dona de casa Conceição Maria Ramos, que mora no bairro há 40 anos. Ao olhar para a praça, que fica em frente a sua casa, ela já tem uma ideia de como vai ajudar a cuidar do local. “Quero plantar umas (flores) Onze-Horas ao redor das árvores para ficar bem colorida”.

Desde que a paisagem do bairro começou a ser modificada há 7 anos, com a construção da Rodoviária e do EducaMais Jacareí, o espaço que hoje foi transformado em praça começou a chamar a atenção da moradora. Com ajuda de alguns vizinhos, ela decidiu cuidar do local que fica bem em frente a sua casa. Plantou flores e árvores frutíferas como goiabeira e jabuticabeira.

Para o prefeito Hamilton Mota, que esteve presente na cerimônia que oficializou a adoção da praça pelo grupo “Amigos da Ópera” na manhã do último sábado (30), o envolvimento da comunidade no cuidado com o bem público contribuiu para uma cidade melhor: “Existe a cultura de que a cidade só vale do portão para dentro. É um exercício difícil para entender que a cidade é a nossa casa e que quando nos unimos podemos fazer muito mais”.

A cerimônia contou com as presenças de autoridades locais e também de representantes da Associação Amigos da Ópera, como o tenor Paulo Esper, e da presidente da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, entre outros.

(Rosana Antunes/PMJ)