Comunidade comemora entrega de creche no Jardim Colônia

Com muita alegria e animação os moradores do Jardim Colônia participaram da inauguração da creche do bairro, na manhã deste sábado (09). Com início das aulas nesta segunda-feira (11), e capacidade de atendimento para 150 crianças, a nova unidade escolar mudará para melhorar a dinâmica da vida dos moradores da região.

O morador do Jardim Colônia, Éverton de Mello, ficou muito feliz com a entrega da creche. “Minha filha Julia, de nove meses, vai estudar aqui. Estou muito satisfeito com a qualidade da creche. Está tudo muito bem feito e colorido”.

Além disso, ele comentou sobre os benefícios da instalação da unidade escolar no bairro. “Eu só vou precisar atravessar uma rua para deixar minha filha na creche. Vai facilitar muito a minha rotina e da minha esposa, além de saber que minha filha estará num lugar seguro e com ótimos profissionais”.

A servidora Regiane de Oliveira trabalha há quatro anos na Secretaria de Educação e será a diretora da creche do Jardim Colônia. “Tive o privilégio de ser convidada para esta função. Estou muito feliz de poder servir a comunidade e vou procurar fazer um excelente trabalho pedagógico”, comentou.

O prefeito Izaias Santana comentou que todas as creches inauguradas seguem o mesmo padrão de qualidade, independente do bairro onde estão.

Além disso, afirmou que a prefeitura construiu, equipou e contratou um corpo técnico eficiente para trabalhar no local, mas que a creche agora pertence aos moradores do Jardim Colônia. “Esse lugar é muito importante para a comunidade, pois é onde as crianças serão acolhidas e cuidadas. Será o lugar onde serão formados cidadãos de bem”, concluiu.

Durante seu discurso na inauguração da creche, a secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, relembrou o Dia da Mulher (08 de março) e exaltou a força feminina na construção e desenvolvimento da educação.

Além disso, frisou que esta é a terceira creche inaugurada neste ano e que a Secretaria de Educação está pronta para continuar neste desafio de melhorar a educação em Jacareí.

CRECHE – A creche do Jardim Colônia teve o investimento de R$ 1.617.316,20 e segue o padrão Tipo 2 (FNDE) desenvolvido para o Programa Pró-Infância do Governo Federal. Possui cinco salas de aula, solários, fraldário, lactário, sala dos educadores, sala multiuso, espaços administrativos, lavanderia, área verde, pátio, refeitório, cozinha para preparo de alimentos e lavagem dos utensílios, espaço de recreação, playground, além de berçários.

Serão atendidos alunos:

Berçário I (nascidos de abril de 2018 a data atual),

Berçário II (nascidos de abril de 2017 a março de 2018),

Berçário III (nascidos de abril de 2016 a março de 2017)

Maternal (nascidos de abril de 2015 a março de 2016).

Creches inauguradas – As creches do Parque dos Príncipes e do Jardim Santa Marina também foram inauguradas no último dia 23 de fevereiro. Os investimentos nestas duas creches são de R$ 1.310.175,21 para o Parque dos Príncipes e R$1.302.126,53 para o Jardim Santa Marina. De 2017 até o momento foram criadas 1.072 novas vagas em creches. Já foram entregues em 2018 as unidades do Vila Branca e do Santa Paula.

Novas creches – Serão inauguradas ainda este ano as creches do Centro e do Jardim Maria Amélia. Para o ano que vem está prevista a execução das creches do Parque Meia-Lua e do Jardim Imperial.

A Rede Municipal de Ensino de Jacareí possui atualmente 15 Creches Municipais e 12 Creches Conveniadas, atendendo hoje, do Berçário ao Maternal, 4.157 crianças em idade de creche.