Comissão de Regulamentação de Calçadas discute rota acessível em reunião

Trabalhar na definição das rotas de corredores acessíveis na cidade foi pauta da reunião da Comissão de Regulamentação de Calçadas, realizada na última quarta-feira (06). A intenção é demarcar pontos principais do município, a partir da rota dos pontos de ônibus que levam aos locais de grande fluxo como shopping, Mercado Municipal, prefeitura, câmara, fórum e SIM (Sistema Integrado de Medicina).

“A proposta da Comissão é que essas rotas sejam acessíveis aos cadeirantes e deficientes visuais visando melhor locomoção”, explica a assessora técnica da Secretaria de Planejamento e integrante da comissão, Cíntia Abdo.

Serão definidos corredores de pedestres em todas as regiões da cidade, e nesses locais as calçadas deverão ser acessíveis, contemplando faixa de pedestre e faixa de serviço, local exclusivo para colocação de árvores, postes, semáforos, de maneira que não atrapalhe o fluxo do passeio.

“Para as propostas das ruas desses corredores estamos analisando o comércio dessas regiões, escolas e outros serviços disponíveis nesses trechos”, disse.

Esse estudo está concretizado e a análise final das rotas traçadas será feita pela Secretaria de Mobilidade. Serão acrescentadas informações sobre arborização dos passeios como porte e tipos de árvores que não danifiquem as calçadas. A proposta da Comissão de Calçadas visa avaliar essas rotas e pisos recomendados para sua execução.

Serão contemplados na regulamentação os casos atípicos para vias com declividade acentuada e locais em que a calçada existente é menor que a faixa de pedestres ideal, situações comuns em cidades que têm um centro antigo, com ruas estreitas e bairros em locais mais altos.

Da comissão estavam presentes à reunião os representantes das Secretarias de Planejamento, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana. Fazem parte ainda membros do Meio Ambiente e Fiscalização de Posturas.

A Secretaria de Planejamento vem desenvolvendo um trabalho conjunto de estudos para regulamentação dos critérios de construção, conservação e acessibilidade das calçadas em todo o município. Com este objetivo, foi criada uma comissão que estuda a regulamentação de calçadas, que conta com integrantes de várias secretarias.

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)