Com vacinação em dia, Prefeitura de Jacareí alcança a meta de idosos vacinados em casa

A meta estabelecida foi atingida e a Secretaria de Saúde prorroga
vacinação a domicilio para atingir todos os idosos do município

Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde ao priorizar um resguardo maior dos idosos acima de 60 anos neste período de combate e prevenção do novo Coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, organizou uma iniciativa para a proteção desta parcela da população considerada como grupo de risco.

Desde o dia 23 de março, as equipes do ‘Saúde da Família’, compostas por auxiliar de enfermagem e um Agente Comunitário de Saúde (ACS), estão indo até os endereços cadastrados dos idosos para realizarem a Campanha de Vacinação contra a Influenza a domicílio.

A meta estabelecida pela Secretaria de Saúde era alcançar 23.605 idosos, de todas as regiões da cidade. Até a tarde desta segunda-feira (13), foram alcançadas mais de 25 mil pessoas com mais de 60 anos. Como a Campanha de Vacinação foi aberta aos não cadastrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a secretaria recebeu mais 7 mil novos cadastros da terceira idade. Para alcançar toda essa população, a vacinação em casa foi estendida até que todos os idosos estejam protegidos dos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B).

De acordo com a Diretora de Atenção Básica, Marilis Cury, a Secretaria de Saúde tem empenhado esforços para seguir as recomendações que são dadas diariamente pela Organização Mundial de Saúde e, toda a equipe que está na linha de frente dos serviços básicos de saúde, está empenhada em realizar um trabalho com muita determinação e carinho.

Pacto Pela Vida –Nós, profissionais da saúde, fizemos um pacto social em defesa da vida e todos estão empenhados para que a vacinação chegue a todos os idosos de Jacareí. Entendemos que além de se tratar de um grupo vulnerável ao Coronavírus, muitos dos idosos são portadores de doenças crônicas e o intuito da vacinação é evitar o deslocamento desses pacientes enquanto durar a quarentena”, conclui Marilis.

Vale ressaltar que desde o início da Campanha, as reposições das vacinas foram realizadas em dia e não houve falta ou atraso da ação. Os idosos que não são inscritos no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 3953-7375, 3951-0112 e 3952-2886.