Com trabalho preventivo, Jacareí fica de fora do ranking de ‘situação de alerta’ para dengue

Escutar áudio do texto

Segundo dados do Ministério da Saúde, Jacareí está fora do ranking de ‘situação de alerta’ para dengue, zika e chikungunya. A avaliação foi feita com base no novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018.

Ainda segundo o ministério, as cidades com índices entre 1 e 3,9 na pesquisa estão em alerta para um surto das doenças causadas pelo mosquito. Isso significa que, a cada 100 casas pesquisadas, 3 tinham infestação de larvas.

Embora 12 municípios do Vale do Paraíba estejam na lista de risco, Jacareí obteve média 1 e ficou de fora da ‘situação de risco’. Este ano, até o dia 27 de novembro, foram notificados 26 casos de dengue no município. Durante o ano passado, foram 43 casos reportados de janeiro a dezembro.

Para a Secretaria de Saúde, responsável pelos índices, isso se deve a ações descentralizadas, por meio da distribuição de agentes de combate às endemias em Unidades de Saúde, de forma a territorializar o atendimento. “A partir desse processo, os agentes terão mais proximidade com a população daquele local e, a partir disso, mais abertura para visitar locais com potencial para proliferação do mosquito”, explicou o diretor de Vigilância à Saúde, Ricardo Buchaul.

Além de visitas a borracharias, reciclagens e imóveis com grande fluxo de pessoas, as equipes seguem visitando as residências em quadras determinadas dentro do território.

Quando é notificado um caso suspeito, é delimitado um raio de 150 metros a partir do imóvel suspeito e é realizada educação sanitária com foco na eliminação de materiais que possam acumular água.

Controle Biológico: Para realizar o controle biológico, a Diretoria de Vigilância à Saúde utiliza larvicidas para as formas imaturas (larvas), como último recurso nos recipientes de difícil remoção.

No caso de mosquitos adultos, é realizado bloqueio de nebulização nos imóveis inseridos no raio de 150 metros da residência do paciente com resultado confirmado.

Prevenção: Para se prevenir, o munícipe deve receber os agentes em seus imóveis para que possam orientá-los quanto às medidas de prevenção, uma vez que o número de recusas acaba comprometendo o resultado da ação.

Além disso, os munícipes devem providenciar periodicamente uma vistoria no próprio quintal, para se certificar que não haja nada acumulando água ou que possa vir a acumular, visto que a fêmea não deposita seus ovos diretamente na água, tais como calhas, pneus, ralos, pratos para vaso de planta, plantas aquáticas, bandeja de geladeira e reservatórios de água para consumo humano ou para reuso, devidamente vedados.

(Victor Copola/PMJ – Foto:Alex Brito/PMJ)