Coletivos e Movimentos Sociais de Jacareí comemoram 110 anos da Biblioteca Municipal

Fundada em 8 de setembro de 1908, a Biblioteca Municipal “Macedo Soares” está comemorando 110 anos de sua fundação este ano. Considerada uma das Bibliotecas Públicas mais antigas do Estado de São Paulo, terá uma homenagem especial para marcar a data, com a realização de diversos eventos nos períodos de 17 e 21 e 24 e 28 deste mês, que seguirão a programação elaborada pelo Coletivo de Mulheres Nandi, Coletivo Palmares Resiste e Batalha dos Trilhos, todos da cidade de Jacareí.

A meta fundamental da ação é firmar a Biblioteca Municipal como espaço de diálogo e compartilhamento de ideias, através da realização de exposição de fotos, rodas de conversa e saraus sobre as questões tratadas por esses grupos de jovens. A ocasião permitirá, também, a exposição e divulgação dos trabalhos artísticos e literários que são realizados por eles.

O bibliotecário Luís Cláudio Borges, responsável pelo desenvolvimento das ações do Programa Conecta Biblioteca na cidade, explica que esses coletivos se aproximaram da Biblioteca a partir das reuniões do Comitê Jovem Jacareí Cidade Leitora. “Trata-se de um grupo que frequentemente têm se reunido na Instituição para pensar de que maneira pode atender aos interesses dos jovens da cidade”, destaca.

Para a secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino, as atividades estão diretamente relacionadas com os objetivos do Programa Jacareí Cidade Leitora, “uma vez que as Bibliotecas Públicas são muitos mais que livros. Elas são, sobretudo, espaços de convivência”.

A responsável pela pasta destaca ainda que, aproximar a população das Bibliotecas é o ponto central do programa, especialmente os jovens. “Mais do que comemorar os 110 anos da Biblioteca, as atividades permitirão que ela comece a cumprir o seu papel como instituição de transformação social indispensável dentro do município. Esses jovens estão nos dando um recado claro: eles querem fazer parte da Biblioteca Municipal nos seus próximos 110 anos” completa.

Programação – As atividades entre os dias 17 e 21 têm como tema “Semana Nandi – 110 anos da Biblioteca Municipal Macedo Soares”. Os encontros acontecerão sempre a partir das 19h na própria Biblioteca (Av. Nove de Julho, 215). Para participar não é preciso inscrição antecipada. Confira a programação completa:

17/09 – Inauguração da Exposição de Fotos no Prédio Principal da Biblioteca – Estarão em exposição fotos sobre a trajetória do Coletivo de Mulheres Nandi e, também, fotos de Isabela Correia sob o título “Empoderamento Urbano”, que propõe a reflexão sobre a importância efetiva de coletivos sociais no desenvolvimento cultural dos cidadãos de Jacareí.

18/09 – Fanzines Nandi: traficando informações – Chegando na edição 70, o fanzine é confeccionado desde a 1ª edição da Batalha dos Trilhos, para trazer informação consciente aos participantes, com temas variados, senso crítico, denúncias e informes. Na ocasião acontecerá a exposição de todas as edições dos fanzines, além de oficina sobre os processos de criação desse tipo de material literário.

19/09 – “Violência Sexual: Parem de nos violentar! Parem de nos matar!” – A roda de conversa também apresentará vídeos e distribuirá fanzines sobre o tema. Discutirá os números apresentados pelo Mapa da Violência.

20/09 – Encontro de Coletivos e Movimentos Sociais do Vale do Paraíba Paulista – O Vale do Paraíba Paulista contém vários coletivos e movimentos sociais, que realizam atividades independentes para o conhecimento da comunidade, emponderamento de jovens, mulheres e em favor dos direitos LGBTQ+.
Na oportunidade, esses Coletivos poderão apresentar seus trabalhos, expor suas ideias e apresentar suas produções artísticas e literárias.

21/09 – Sarau Nandi: Prevenção ao Suicídio –O Coletivo de Mulheres Nandi realizará um Sarau sobre o tema que, por meio da poesia, pretende abrir caminhos para a compreensão do assunto e oferecer ajuda e acolhimento para todos que precisarem, além da oportunidade para o compartilhamento de experiências e relatos pessoais.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos Alex Brito/PMJ)