COI já é realidade! Central de Monitoramento inicia operação nesta quinta (25)

A Prefeitura de Jacareí inicia nesta quinta-feira (25) as operações no COI (Centro de Operações Integradas), com capacidade para 243 câmeras em diversos pontos da cidade. Com sede própria, em local estratégico na Avenida Siqueira Campos, dentro da Guarda Civil Municipal e ao lado do Corpo de Bombeiros, o sistema será uma ferramenta importante para auxiliar as polícias Militar e Civil, além da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Mobilidade Urbana.

O secretário de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí, Adriano Santos, enfatiza a importância do monitoramento no dia a dia da população, aumentando a segurança e ajudando a elucidar as ocorrências em diversas regiões da cidade. “É um investimento no que a gente tem de mais importante: o bem-estar de quem vive em Jacareí. O sistema conta com tecnologia de ponta, estrutura moderna, e parceria com a Associação Comercial e Industrial da cidade”, disse.

Com investimento de cerca de R$ 5,4 milhões, o COI tem câmeras de alta definição que permitem identificar placas de veículos roubados; zoom de longo alcance no auxílio de reconhecimento facial e de objetos; controle nas entradas e saídas da cidade, entre outros pontos estratégicos.

Quem também fala dos benefícios da chegada do COI é o secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes: “Nós, agora, podemos atuar rapidamente para diminuir os congestionamentos, remover carro quebrado, cuidar da engenharia de tráfego em tempo real, com as imagens transmitidas diretamente para a Diretoria de Trânsito”, explicou.

Os dados recolhidos nos pontos mais vulneráveis do trânsito serão usados especialmente na preservação da vida, trazendo soluções para áreas de maiores ocorrências e diminuindo o índice de acidentes.

Segurança – O COI é, também, uma conquista da população que participou efetivamente do projeto, através de consulta pública. Agora, é uma realidade em operação, integrando diversas frentes por uma cidade mais segura e inteligente.

Legenda: Fachada do COI, na Avenida Siqueira Campos; Câmera do COI na Avenida Nove de Julho; Centro de Operações Integradas