Clube de Tênis de Mesa de Jacareí é vice no Troféu Eficiência

O Clube de Tênis de Mesa de Jacareí é vice-campeão do Troféu Eficiência, durante a II Copa do Brasil Sul-Sudeste, realizada de 28 de junho a 1º de julho, em Toledo, no Paraná.

O evento contou com mais de 500 atletas de 50 clubes de todo o Brasil. O time campeão foi São Caetano do Sul.

Esta é a primeira vez que o Clube de Jacareí alcança esta colocação no Troféu Eficiência. “É muito bom ver os nossos atletas no pódio nacional e ter nosso trabalho reconhecido por todo Brasil. No tênis de mesa estamos sempre recomeçando, muitos atletas são formados aqui em Jacareí. Nossa atual equipe é muito jovem, e já conquistou esse título inédito para a cidade de Jacareí. Estou muito feliz. Já havíamos conquistado no passado por quatro vezes o troféu de bronze, mas dessa vez fomos mais longe. Agradeço a todos os atletas de nossa equipe por me darem essa alegria. Muito obrigado também a Prefeitura de Jacareí, patrocinadores, pais de atletas e torcedores”, agradece o técnico Waldemir Júnior.

Troféu Eficiência – A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa premia os três primeiros clubes que mais medalhas conquistam em todas as categorias, em cada evento nacional realizado.

Para chegarem a somatória de pontos, que dá o direito apenas a três clubes entre os mais de 50 participantes, são somadas as medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas pelos clubes na competição.

O Clube de Tênis de Mesa de Jacareí conquistou 15 medalhas, sendo três de ouro, três de prata e nove de bronze. Foram realizadas disputas de rating (nível técnico) e ranking (categoria por idade e sexo). Foram oito medalhas do rating e sete medalhas no ranking.

Rating – Joyce Barroso, conquistou pela primeira uma vez uma medalha de ouro, sendo campeã do rating I Feminino. Vivian Pereira que jogou sua primeira Copa Brasil, também faturou a medalha de ouro no rating J feminino. A medalha de prata veio com Italo Santos no rating E masculino. Com as medalhas de bronze Tainá Santos, Sofia Kano, Felipe Monteiro, Eduardo Rondini e André Andrade também subiram no pódio em seus respectivos ratings.

Ranking – No segundo dia de competição foram realizadas as disputas nas categorias mirim e juventude, masculina e feminina. No pódio esteve presente Sofia Kano que levou a medalha de bronze, mesmo tendo vencido a campeã do torneio na categoria mirim feminino. Os atletas Victor Yue, Kauã Araújo e Lucas Carvalho tiveram excelente participação, mas não subiram ao pódio.

No terceiro dia foi a vez das meninas receberem medalhas mais uma vez. Joyce Barroso que havia conquistado o ouro no primeiro dia de competição, dessa vez levou a prata na categoria absoluto D feminino, ao deixar escapar a vitória, após estar vencendo por 2×0 e permitir a virada da veterana e ex-seleção brasileira Mirian Nishimori, por 3×2.

Na mesma categoria Vivian Pereira levou a medalha de bronze. Pelo masculino Helder Faria conquistou a medalha de prata, após polêmico jogo onde a borracha do adversário rasgou e foi permitido pela arbitragem que o atleta adversário pegasse uma raquete emprestada quando o jogo estava 2×2 e 10×09 para o são caetanense Gustavo Minami que levou o título.

No quarto e último dia de competição, mais quatro medalhas foram conquistadas: Kayque Valois foi campeão levando a última medalha de ouro para Jacareí no Absoluto D masculino. Pelo absoluto C masculino duas medalhas de bronze que vieram das mãos de Italo Santos e Lucas Carvalho.

Na categoria principal feminina, Absoluto A, Maira Ranzeiro, conquistou o bronze ao perder para a campeão Caroline Kumahara.

Também vale destacar a vitória de Felipe Monteiro na categoria juvenil masculino sobre Enzo Nakashima, por 3×2, atleta favorito nessa categoria, o que mostrou que a evolução dos mesatenistas da cidade vem acontecendo.

(Rosana Antunes/PMJ – Fotos: Divulgação)