Cineclube comemora uma década em Jacareí

Escutar áudio do texto

Em Jacareí, cinema e debate fazem parte da rotina de quem é amante da sétima arte. Após incontáveis exibições de filmes nacionais e internacionais, o tradicional Cineclube Jacareí comemora uma década de sucesso, com público de diversas idades, em reuniões semanais que mais parecem trocas de experiências em um bate-papo entre amigos.

A iniciativa, que é sem fins lucrativos, promove sessões de curtas e longas-metragens à população semanalmente, na Sala Mario Lago.

Segundo o presidente do Cineclube, Alexandre Lippe, a ideia é aproximar a população do cinema. “A ideia é fazer com que a população saia da poltrona de forma simbólica, deixando de ser pessoas que assistem e discutem, mas que também pensem sobre o que assistiram e até que criem o desejo de fazer cinema”, comenta.

Ainda segundo ele, nesses dez anos, um dos momentos mais marcantes foi a vitória da joseense Marzia Gatto ao Corvo de Gesso de 2015, na categoria ‘minuto’. Em seu discurso, a vencedora evidenciou a importância do cinema independente no cenário nacional.

Para os próximos anos, o foco do clube será a aquisição de novos integrantes, fortalecendo ainda mais o objetivo da companhia de democratizar o cinema.

Comemoração: A comemoração será no dia 7 de setembro, em uma exposição itinerante contando um pouco da trajetória do clube e com a exibição do ‘Cine de Rua’. Além disso, a premiação ‘Corvo de Gesso’ terá uma edição comemorativa acompanhando essa década de sucesso no cinema jacareiense.

Cinema de Quinta: Hoje, na Sala Mario Lago, às 19h, acontecerá uma sessão em homenagem a ‘Liberdade de Expressão’. Serão exibidos os curtas-metragens brasileiros ‘Tanto Faz’ e ‘Minha Terra’, além do longa-metragem lançado em 2009 ‘A Onda’, que dialoga sobre a beleza da miscigenação brasileira, de forma cômica, ilustrando a busca de um companheiro através de diversas simpatias utilizando a imagem do Santo Antônio. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos meia hora antes do início da exibição.

 

(Victor Copola/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)