CGU promove concurso de desenho e redação em Jacareí

Com o tema “Todo dia é dia de Cidadania”, Jacareí estimula a participação de estudantes da cidade, de escolas públicas ou particulares, a participarem do 9º Concurso de Desenho e Redação, promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).

As escolas e estudantes interessados têm até o dia 30 de setembro para se inscreverem.

O objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais.

“É essencial incentivar nossos estudantes a discutirem esses temas. A divulgação do concurso e a participação dos estudantes incentivarão a reflexão ao tema”, afirma Willdson Mendes, secretário adjunto de Governo.

O concurso está divido em 14 categorias. Nas categorias de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Desenho”. Nas categorias de 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 1º ao 3º do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo “Redação”. As três instituições com a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas na categoria “Escola-Cidadã”.

Para o Corregedor Geral do Município, André Flávio de Oliveira, “Divulgar e incentivar a participação dos estudantes da cidade faz com que tenhamos ações no âmbito preventivo de combate à corrupção e promoção da ética”.

Inscrições – Para participar é necessário que as instituições e escolas interessadas realizem a inscrição eletrônica por meio do sistema no Portalzinho da Criança Cidadã (https://goo.gl/wioAWG). Lá, está disponível também o edital, os formulários de realização dos trabalhos, peças de divulgação e o Guia do Professor, documento com fundamentação teórica sobre o tema e instruções para participar do concurso. O envio dos trabalhos deverá ser realizado apenas por meio digital.

Premiação – Os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria receberão os seguintes prêmios: um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. Os professores orientadores dos alunos premiados receberão o mesmo prêmio, enquanto as três escolas-cidadãs vencedoras receberão um computador e um certificado. O resultado do concurso será divulgado até o dia 30 de novembro de 2017.

(Guilherme Mendicelli/PMJ)