Cemitérios municipais devem receber cerca de 20 mil pessoas no ‘Dia de Finados’

No próximo sábado (2), feriado de Finados, os dois cemitérios de Jacareí, deverão receber, aproximadamente, 20 mil pessoas. Quem for visitar túmulos de parentes e amigos poderão participar das missas. No ‘Campo da Saudade’ (Avareí) as cerimônias acontecem às 7h, 9h, 11h e 16h. ‘Já no Jardim da Paz’ (Parque Santo Antônio) ocorrem às 7h, 9h, 11h e 14h.

O secretário de Administração e Recursos Humanos, Carlos Felipe Sepinho, alerta para alguns cuidados durante a visitação. “É importante que o visitante faça uso de roupas leves, protetor solar, chapéu ou boné para se proteger do sol e consumir bastante líquido para se hidratar, caso o dia esteja quente”.

Além disso, informou que é necessária a colaboração dos munícipes para que não levem vasos e flores de plástico aos cemitérios, evitando assim a proliferação do mosquito da dengue. “Outra dica importante é que devido à grande movimentação de pessoas, é importante estar atento com bolsas e objetos de valor”.

O secretário esclareceu ainda que a administração municipal realiza manutenção constante dos cemitérios, que estão preparados para receber os visitantes.

Mais visitados – O ‘Campo da Saudade’ foi construído em 1871 e tem 7.513 jazigos. Por ser um dos mais antigos da região, o cemitério tem alguns túmulos tradicionalmente visitados como os de Lucínio Lopes Chaves, o ‘Barão de Jacareí’, da dona de escravos “Adélia Braga de Siqueira”, do “Padre Saint Clair” e da “Menina Janaína” – que faleceu aos cinco dias de vida. O ‘Jardim da Paz’, foi construído em 1981 e possui 9.087 jazigos.