Cata-treco volta neste sábado (29) no Parque Santo Antônio

Escutar áudio do texto

O Parque Santo Antônio (entre a Av. Vale do Paraíba e a rua Olinda Mercadante, até a rua das Camélias) receberá o caminhão da operação Cata-treco neste sábado (29). A Secretaria de Meio Ambiente oferece este programa aos sábados com o objetivo de recolher das casas toda sucata e utensílios domésticos em desuso, como pneus, móveis, colchões, geladeiras, além de material reciclável em geral (vidro, metal, papel e plástico).

A Secretaria de Meio Ambiente pede, ainda, que os moradores coloquem seus descartes na frente de suas casas até às 7h30, antes de o caminhão passar recolhendo os materiais inservíveis.

LEVs – As pessoas que precisarem fazer algum tipo de descarte podem, também, utilizar os nove LEVs (Locais de Entrega Voluntária). Os LEVs estão distribuídos em várias regiões da cidade (veja detalhes abaixo), onde existem um descarte irregular maior e com mais abrangência de bairros.

Os LEVs recebem, gratuitamente, materiais recicláveis de pequeno e grande volume, incluindo resíduos de construção civil residencial até um metro cúbico por viagem, móveis, pneus, eletroeletrônicos, restos de poda e capina, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha, evitando o descarte irregular destes materiais em áreas inapropriadas, contribuindo com o meio ambiente.

Confira os endereços:

Jardim Santa Maria – Av. Malek Assad, 725

Jardim Flórida – Av. Pensilvânia, 793 – (próximo à rotatória)

Altos de Santana II – Av. Gilda Parente Grecco, 95

Jardim do Vale – Av. Lafayete Benedito Briant, 263

Vila Garcia – Est. da Servidão, 100 (atrás do Centro Comunitário)

Parque Meia-Lua – Av. José Maria Salgado. 101

Jardim Paraíso – Rua Guilherme Flessatti, 100

Jardim Elza Maria – Rua Antônio Ferreira Rizzini, 750 (próximo ao Sesi)

Parque Imperial – Av. Nurimar Fazzolari de Freitas, 105

O horário de funcionamento dos LEVs é das 8h às 20h, de segunda a sábado, com exceção do Vila Garcia, que funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta, e aos sábados das 8h às 13h.

RECICLAGEM – Todo material reciclável dos LEVs é encaminhado para a Cooperativa Jacareí Recicla, com exceção dos resíduos de construção civil que são encaminhados para a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil do Município, que, após um processo de triagem e moagem, os materiais extraídos como areia, pedra e cascalho são devidamente separados e utilizados para manutenção de praças, parques e ruas não pavimentadas, e até para a fabricação de pisos intertravados que podem ser utilizados nos espaços públicos.