Carreta do “Programa Mulheres de Peito” oferece mamografias em Jacareí

Escutar áudio do texto

A cidade de Jacareí, a partir da próxima terça-feira (6), recebe um grande reforço nos trabalhos de prevenção ao câncer de mama. A carreta do “Programa Mulheres de Peito” ficará no Parque dos Eucaliptos (Av. Nove de Julho, região central) e oferecerá o exame de mamografia gratuitamente para mulheres da cidade. A equipe atenderá até o dia 22 de março, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados.

Serão disponibilizadas 50 senhas por dia para a realização do exame em esquema de demanda livre, ou seja, qualquer interessada pode procurar o caminhão se cumprir os requisitos. Mulheres com mais de 50 anos não precisam de encaminhamento. Para mulheres entre 35 e 49 anos, será necessária solicitação médica, seja da rede pública ou da rede privada. Aos sábados, serão ofertadas apenas 25 senhas.

A realização do exame facilita a detecção precoce de tumores malignos, inclusive em fases em que a paciente não apresenta nenhum sintoma.

“É muito importante todos tipos de cuidado preventivo ao câncer de mama, quanto antes ele for diagnosticado, mais as chances da cura do paciente”, afirma Eliana Montenegro, diretora de Especialidades.

Os exames serão retirados na antiga UPA infantil (rua Senador Joaquim Miguel, 75); Pacientes com exames alterados serão inseridas imediatamente  na rede SUS municipal para tratamento.

Semana da Mulher – A Secretaria de Saúde, motivada pelo Dia Internacional da Mulher, que acontece dia 8 de março, prepara entre os dias 5 e 10 de março uma programação especial. Além da carreta do “Mulheres de Peito”, todas as unidades de saúde de Jacareí, durante a semana, das 8h às 16h, estarão recebendo demanda livre de mulheres para realização de exame preventivo contra o câncer de mama e outras doenças relacionadas às mulheres.

No sábado, dia 10, as unidades também realizarão o exame, das 8h às 14h, aproveitando a presença das mulheres do Dia D contra febre amarela, que será nesse dia.

As mulheres deverão levar o RG e o cartão SUS para o atendimento.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Edson Lopes Jr/Divulgação)