Campeonato Municipal: Quinta-feira tem final do Sub-9 no EducaMais Esperança

Os times Barcelona, Bora Bola, Sport Internacional e Escolinha do São Paulo disputam as finais do 24º Campeonato Municipal de Futebol Sub-9, nesta quinta-feira (18). Os jogos têm início às 19h, no EducaMais Esperança (Avenida Lucas Nogueira Garcez, 395). Entrada gratuita.

O campeonato que começou em 4 de agosto, reúne 11 equipes e 166 jogadores. A novidade deste ano é que os jogos estão sendo realizados pela primeira vez em campo society. Segundo a Secretaria de Esportes e Recreação, por ser de dimensões menores, o campo society facilita o condicionamento dos jogadores, que têm em média 9 anos.

E além da performance da garotada em campo, outro destaque da competição tem sido a participação dos pais. A professora Fernanda Medeiros Carvalho, 35 anos, tem acompanhado o filho Davi Lucas, 8 anos, desde o início do campeonato. “Esse tipo de evento contribui muito para o desenvolvimento das crianças, pois é mais uma oportunidade para aprenderem sobre respeito, solidariedade, integração, valorização do outro e principalmente aprender a perder, pois na vida a gente não ganha sempre”, avalia.

O almoxarife Claudinei Pereira de Assis, 37 anos, também incentiva o filho Richard Gabriel, 7 anos. E basta um lance de ataque ou defesa para ele manifestar sua empolgação. “Gosto de incentivar, mesmo que o lance não seja do meu filho. É muito importante competições como essa para as crianças, pois ensinam a ganhar, mas também mostram que existe a derrota. Sempre falo para meu filho que é importante ser competitivo mas também tem de ser amigo, valorizar a amizade”, diz.

A participação dos pais também chamou a atenção da Secretaria de Esportes e Recreação, que já planeja para o próximo ano um campeonato para outra faixa etária. “Temos como planejamento trabalhar com mais uma faixa etária. Iniciaremos com o Sub-7, dando continuidade até a categoria master, em parceria com a Liga e Associação de Futebol Amador de Jacareí”, adianta o secretário Marcelo Bustamante Fortes.

(Rosana Antunes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)