Campanha Volta às Aulas leva educação no trânsito para escolas municipais

Ação educativa tem a missão de orientar os alunos para que eles se tornem multiplicadores de boas práticas

Orientar sobre a educação no trânsito na infância é um trabalho em favor de uma educação para toda vida. Dessa forma, acreditando na importância da inserção do tema nas escolas, a Unidade de Educação para o Trânsito, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí, realizou a primeira Campanha Volta às Aulas de 2019 nesta segunda-feira (11).

Neste primeiro semestre, a campanha visitará 10 escolas municipais que foram escolhidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, percorrendo as principais regiões do município.

A primeira abordagem, na E.M.E.F. Verano Câmara, localizada no Jardim Pitoresco, já ganhou a atenção dos alunos do 5º ano. Luis Henrique Ferreira, 9 anos, compartilhou que a partir de agora, ele sabe que ao atravessar na faixa de pedestre precisa levantar o braço e olhar para os dois lados. “Não posso correr, pode ser perigoso para todos”. O colega de classe, Stanley da Silva Santos, 10 anos, disse que a ação ensinou sobre o que é certo e errado no trânsito, “quem faz errado pode perder a vida ou sofrer uma consequência grave”.

A didática consiste em intervenções rápidas nas salas de aula com o tempo de duração de aproximadamente 10 minutos, onde são abordados assuntos relacionados ao trânsito, como uso do cinto de segurança, uso do dispositivo de retenção (cadeirinha), comportamento correto do pedestre e do ciclista, atitudes que devem ser tomadas ao se brincar na rua, dicas de segurança para motoqueiros, entre outros.

Jean Araújo, supervisor de Unidade de Educação para o Trânsito, explica que o objetivo da campanha é a conscientização dos alunos e toda comunidade escolar no sentido da segurança no trânsito. “A Campanha Volta às Aulas tem a missão de orientar as crianças para que elas se tornem multiplicadores de boas práticas”, afirma.

Durante as ações, agentes de trânsito também estarão posicionados em algumas das escolas com maior fluxo de pedestres e veículos para auxiliarem na travessia nos horários de entrada e saída de alunos.