Campanha incentiva doação para hospitais filantrópicos de Jacareí

Uma campanha do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) quer incentivar doações voluntárias para a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital São Francisco de Assis, que atendem o SUS (Sistema Único de Saúde), em Jacareí.

A partir de segunda-feira (12), os leituristas da autarquia entregarão nas residências um folheto explicativo sobre como funciona a doação. No verso do material consta também o termo de doação, que deve ser preenchido com o nome do titular da conta (nome que vem discriminado na fatura da água) e  do hospital beneficiado, o valor do donativo, e entregue diretamente no Saae. O valor da doação é livre.

O presidente do Saae, Nelson Gonçalves Prianti Junior, explica que a ação é totalmente solidária, pois a autarquia repassa o valor doado de forma integral aos hospitais. “Não é cobrado nenhum tipo de taxa bancária. O valor vai integralmente para o beneficiário”.

O Saae de Jacareí possui atualmente 76 mil cadastros. A ideia, segundo Prianti, é incentivar a doação desses consumidores: “Se cada pessoa doar um real para cada hospital, pode parecer pouco, mas o montante pode ser considerável”.

Priante ressalta ainda que a medida de centralizar o recebimento dos termos de doação,  somente no Saae é uma forma de evitar algum erro ou fraude. “O termo precisa ser entregue pelo titular e com a apresentação de documento pessoal para que não haja cobrança indesejada”, reforça.

Para a superintendente da Santa Casa, Elisete Ssgorlon, a iniciativa pode ajudar muito nas pequenas despesas. “A Santa Casa é necessitada de doação. Essas doações   colaboram para a compra materiais, por exemplo”.

Já Pedro Guimarães, vice-presidente da Associação Casa Fonte da Vida, mantenedora do Hospital São Francisco, a ação voluntária do Saae pode “ajudar muito” nas despesas de manutenção do hospital. “É fundamental esse envolvimento de instituições da cidade para colaborar com o hospital. Só temos a agradecer ao Saae pela iniciativa”, destaca.

Para dar transparência às doações, o Saae realiza um relatório trimestral sobre o valor arrecadado e repassado para cada hospital e publicado no Boletim Oficial do Município. Ambos hospitais também têm o compromisso de prestar contas do quanto foi arrecadado por meio das doações.

A iniciativa é regulamentada pela lei municipal 6.131/2017 que autoriza o Saae a lançar mensalmente na conta de água do consumidor a importância a ser doada para os dois hospitais. Em 2003, foi criada uma lei (4.740), que permitia a doação somente para a Santa Casa. Os hospitais beneficiados pela lei já são isentos de conta de água, um benefício concedido pelo Saae devido ao caráter filantrópico de ambos.

(Rosana Antunes/PMJ)