Campanha de prevenção ao câncer de colo de útero acontece neste sábado (21)

Escutar áudio do texto

No mês do Outubro Rosa, dando continuidade às ações de prevenção à saúde da mulher, acontece neste sábado (21), das 8h às 14h, a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero em Jacareí.

As unidades básicas de saúde receberão as mulheres para realização do exame de papanicolau, que coleta material para prevenção da doença. Também será realizado o exame de palpação das mamas e, se necessário, será feita a solicitação da mamografia, como ação de prevenção ao câncer de mama. A mamografia normalmente é indicada para mulheres acima de 40 anos.

O câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por este vírus é comum e na maioria das vezes não causa nenhuma doença. Porém, em alguns casos, pode haver infecção, reprodução das células cancerígenas ou lesões sugestivas do câncer. O Papanicolau mapeia esses sinais e, quando houver necessidade, o profissional de saúde encaminha o paciente para a realização de exames mais completos e início correto do tratamento na rede.
A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luciana Oliveira ressalta a importância do exame preventivo. “A incidência do HPV cresce a cada dia, principalmente com o aumento das relações sexuais precoces. Então, é importante que a população se conscientize e se cuide. Um simples e rápido exame pode prevenir e evitar complicações muito maiores”, completa.
O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, só atrás do câncer de mama e do câncer colorretal, e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Não há necessidade de agendamento para a realização do exame preventivo, basta procurar a unidade de saúde mais próxima acompanhada do cartão SUS e de um documento de identidade

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto:Arquivo/PMJ)