Campanha de prevenção ao Câncer Bucal começa nesta segunda-feira (23)

Escutar áudio do texto

A partir da próxima segunda-feira (23), Unidades de Saúde de Jacareí iniciam os atendimentos da campanha de prevenção ao Câncer Bucal. A campanha é aberta a todas as pessoas, mas tem como principal alvo aquelas acimas de 60 anos. O objetivo é identificar precocemente possíveis sintomas para início imediato do tratamento.

Com exceção das unidades do Jardim Emília, Parque Imperial e Jardim das Indústrias, todas as unidades de saúde estarão recebendo os interessados das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, até o dia 1º de junho.

Como o público alvo são os idosos, uma forma de atraí-los para o exame bucal é aproveitar a presença deles na unidade por conta da vacinação contra a gripe, campanha que também inicia no dia 23 e deve levar grande número de idosos para as unidades.

O exame é rápido, simples e gratuito, realizado por um dentista da rede municipal de saúde, através de uma técnica de apalpação e observação das regiões da boca. Caso identificado alguma lesão, o paciente será encaminhado para o Centro de Especialidade Odontológica (CEO) para a realização de mais exames e início de tratamento.

Apesar da importância dos procedimentos, que podem evitar problemas maiores, muitas pessoas ainda apresentam resistências. “É um exame simples que pode identificar, ainda precocemente, qualquer anormalidade, aumentando as chances de recuperação. Isso representa mais saúde bucal para essas pessoas”, explica Renata de Lima Horta Beltrani, supervisora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Jacareí.

Durante o procedimento de prevenção, o examinado aprende técnicas para realização do autoexame para que consiga possa monitorar a região bucal e identificar sintomas que ofereçam riscos, como também recebe orientações sobre fatores que aumentam a chance de manifestação da doença, como o tabagismo, alcoolismo, exposição ao sol excessiva sem proteção, além de receber informações sobre a importância de uma alimentação saudável.

Resultados – Em 2017, foram examinados 2.862 idosos (acima de 60 anos) durante a campanha e 133 pessoas com menos de 60. 91 pessoas foram encaminhadas para uma segunda avaliação e oito realizaram biopsia para identificar possível câncer, porém, apenas um caso foi confirmado.

Dia D – Sincronizado com o dia D da campanha de vacinação contra a gripe, no dia 12 de maio, sábado, todas as unidades também estarão atendendo a população das 8h às 14h.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Arquivo/PMJ)