Campanha de imunização contra polio e sarampo se encerra nesta sexta-feira

Escutar áudio do texto

Ao todo, foram aplicadas 18.864 doses contra poliomielite e sarampo em crianças entre um e cinco anos incompletos
A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo se encerrará nesta sexta-feira (14) em todas as Unidades de Saúde de Jacareí.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram aplicadas 18.864 doses, sendo 9.516 contra poliomielite e 9.348 contra sarampo. Estes valores equivalem a, aproximadamente, 82% da meta vacinal, que foi fixada em 11.500 pessoas (95% do público-alvo).
Para quem ainda não vacinou seu filho, as unidades estarão imunizando nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14), das 8h às 16h. Para conferir a lista completa das unidades, acesse https://www.jacarei.sp.gov.br/unidades-de-saude.
Riscos – O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por meio de espirros ou secreção de uma pessoa infectada a outra. Os sinais mais comuns de infecção são manchas vermelhas pelo corpo, irritação dos olhos, tosse persistente, corrimento do nariz, mal-estar e manchas brancas na região interna da boca. Em casos mais graves, é comum o paciente apresentar sintomas como pneumonia, conjuntivite, febre, convulsões, entre outras decorrências que podem levar à morte.
No caso da poliomielite, que pode causar a paralisia e até mesmo a morte, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que a doença nem sempre manifesta sintomas. Quando eles se manifestam, são dores na cabeça ou na garganta, mal-estar, vômito, dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores). Normalmente, o vírus da pólio é transmitido em locais que não possuem saneamento básico e condições de higiene precárias.
(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)