Caminhada da Luta Antimanicomial reúne 200 pessoas

Escutar áudio do texto

Com a participação de 200 pessoas, a caminhada de conscientização a favor da Luta Antimanicomial mobilizou a região central de Jacareí, na manhã desta quinta-feira (18), e reuniu trabalhadores da saúde, pacientes e familiares a favor desta bandeira.

O público presente se concentrou no Espaço Liberdade e caminhou em direção ao Pátio dos Trilhos, ambos na região central, com cartazes que levantavam dizeres como “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: por uma sociedade sem manicômio”, “Somos loucos, uns pelos outros”, “Loucura é você não me aceitar”, “Normal é ser do meu jeito”, entre outros.

Na chegada ao Pátio dos Trilhos, houve a apresentação de um coral com pacientes do Centro de Atenção Psicossocial 2 (CAPS 2), que cantou a música “Maluco Beleza”, do Raul Seixas; “É preciso saber viver”, do Titãs; e “Trem Bala”, da Ana Vilela. Além disso, pacientes do CAPS Infantil e Infantojuvenil realizaram uma dança circular com todos os presentes e, por fim, pacientes do CAPS AD declamaram poesias coletivamente.

Para a gerente de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Solange Mendes, “a caminhada foi um grande sucesso e representou um dia histórico para a nossa luta. O número de pessoas presentes foi muito expressivo e mostra que a conscientização por uma sociedade sem manicômios cresce a cada dia. Conseguimos unir pessoas generosas que levantaram essa bandeira por uma forma mais respeitosa e democrática de atender os pacientes com transtornos mentais”.

Além da Secretária de Saúde, que realizou o evento, a caminhada contou com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação e da Secretaria de Mobilidade Urbana.

A caminhada faz parte da programação do mês da Luta Antimanicomial. O próximo evento será no dia 24/05 (quarta-feira), com a apresentação da peça de teatro “A Casa Verde”, às 10h e às 20h, no teatro do Educamais Parque dos Sinos (Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 595 – Jardim Marcondes). O evento conta com a parceria da Fundação Cultural de Jacarehy e Secretaria de Educação.

(Guilherme Mendicelli/PMJ Foto:Divulgação/PMJ)