Caminhada da Luta Antimanicomial acontece nessa sexta (18)

Escutar áudio do texto

Nesta sexta-feira (18), Dia da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a Caminhada da Luta Antimanicomial. O evento terá início no Parque da Cidade, a partir das 8h30, e seguirá em direção ao Parque dos Eucaliptos.

Maio foi instituído como o mês oficial da Luta Antimanicomial, que defende o direito das pessoas com sofrimento mental e reforça o direito de viver em sociedade dessas pessoas.

Participarão da caminhada pacientes, familiares, servidores da saúde e interessados pelo tema. No Parque dos Eucaliptos, uma série de atividades será apresentada pelos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), todas elas desenvolvidas durante oficinas terapêuticas e o tratamento de saúde mental.

CAPS – A política do CAPS é fruto de um longo processo de luta social que culminou com a reforma psiquiátrica, em 2001. O perfil de cuidado dos CAPS segue a linha dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como principal base a universalidade, equidade e integralidade. Esse modelo vem substituindo progressivamente os hospitais manicomiais, que são norteados por princípios excludentes, opressivos e reducionistas, ou seja, no lugar do isolamento dos hospitais manicomiais, o convívio com a família e a comunidade.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Divulgação)