Camerata Brasil e Marcelo Bratke se apresentam em Jacareí

Escutar áudio do texto

Os concertos serão nos dias 21 e 23 de setembro

O grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e sua inspiração pela cultura popular brasileira e pelo folclore do nosso país são as estrelas do novo projeto de Marcelo Bratke que, à frente da sua Camerata Brasil, visitará nove cidades do interior do Estado de São Paulo. Jacareí em parceria da Fundação Cultural de Jacarehy será contemplada com duas dessas apresentações especiais.

Teremos dois espetáculos no munícipio, um no dia 21 (sexta-feira), na Igreja Matriz São Silvestre (distrito de São Silvestre), às 18h e, às 19h em um concerto aberto ao público. No dia 23 (domingo), será no EducaMais Jacareí, na Sala Ariano Suassuna, também dividido em dois concertos: um didático às 18h (evento fechado) e às 19h aberto ao público. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início dos concertos no EducaMais Jacareí.

O projeto intitulado Villa-Lobos por Marcelo Bratke e Camerata Brasil / Brasil Plural IV enfoca a obra de Villa-Lobos inspirada pelas cantigas de roda, serestas e cirandas que marcaram a música do Brasil de Norte a Sul. O patrocínio é do Instituto Votorantim e Fibria e, apoiado pelo ProAC com parceria da Fundação Cultural de Jacarehy.

“As pessoas me perguntam se Villa-Lobos é um compositor erudito com alma popular ou um compositor popular com espírito erudito. Para mim Villa-Lobos é as duas coisas. Ele traduziu o Brasil em música”, afirma Marcelo Bratke.

A Camerata Brasil é uma orquestra sociocultural fundada por Marcelo Bratke em 2008 e comemora seus 10 anos durante esta turnê apoiada pela Fibria. Trata-se de um projeto que profissionaliza jovens vindos de áreas desprivilegiadas da sociedade brasileira que desde a sua criação já realizou cerca de 300 concertos no Brasil e no exterior, incluindo um memorável concerto realizado no Carnegie Hall, em Nova York, aclamado pelo público e pela crítica norte-americana.

(Assessoria de Comunicação)