Calçadas da área central serão revitalizadas

A Prefeitura de Jacareí inicia este mês a revitalização nas calçadas de várias vias da área central. Os trabalhos estão previstos para começar no dia 21, na rua Coronel Carlos Porto, em toda a extensão da via.

Em seguida, os trabalhos vão ocorrer na rua Acrísio Santana, também em toda a extensão da via, e na rua Alfredo Schürig, no trecho entre as Praças do Rosário e Conde Frontim. Por último, as intervenções ocorrerão na Praça Raul Chaves, no trecho entre a Rua Dr. Lúcio Malta e a Praça Conde Frontim. Ao todo, serão investidos R$ 700 mil, vindos do Fundo do Conselho Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

As calçadas receberão piso intertravado, que facilita a absorção de água e os serviços de reparo e manutenção. Será incluído também o chamado “piso tátil”, que leva mais segurança para os pedestres com deficiência visual.

Para reduzir os custos da obra, a retirada da calçada atual será feita por equipes da própria Prefeitura, enquanto a colocação do novo piso será feito por empresa contratada.

“Esses recursos só podem ser utilizados para obras de habitação e desenvolvimento urbano. Por isso, investimos esses recursos na recuperação das vias do centro”, informou o secretário de Planejamento, Valter Corbani.

Segundo o secretário, o uso dos recursos na recuperação das vias foi definido pelo próprio Conselho Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, formado por representantes da administração municipal e de vários setores da sociedade civil.

As obras serão realizadas à noite e em etapas para não atrapalhar pedestres, motoristas e estabelecimentos comerciais.

A recuperação das calçadas é uma continuação do processo de revitalização do centro de Jacareí. Os trabalhos começaram com a retirada dos trilhos da rede ferroviária, a construção da praça Conde Frontin, a abertura da avenida Davi Lino e a construção do Parque da Cidade.

Em 2015, a Prefeitura já havia realizado melhorias da praça Raul Chaves, que ganhou novo piso e projeto paisagístico mais moderno, e da rua Dr. Lúcio Malta, que passou por recapeamento e troca de calçamento no trecho entre o Pátio dos Trilhos e a Avenida 9 de Julho. Em dezembro, foi concluída a revitalização do Mercado Municipal.

(Secretaria de Comunicação/PMJ)