Cães e gatos do município passam por levantamento populacional

Todos os cães e gatos do município estão passando por um levantamento para descobrir a quantidade destes animais que estão em domicílio ou abandonados nas ruas da cidade. A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente pretende implantar o programa de controle populacional no município. Também está sendo feito o Registro Geral do Animal (RGA).
Uma equipe está atendendo o bairro 22 de Abril, na Padaria Maranata (rua 13 de Junho, 81) até esta quarta-feira (20). Segundo a gerente de Trabalho Comunitário e Proteção Animal da prefeitura, Joelma Prilips, “esse levantamento é extremamente importante, pois iremos conseguir saber quantos cães e gatos temos na cidade e quantos são castrados”.
“Além disso iremos conseguir saber quantos animais efetivamente não tem dono que vivem no bairro e que são cuidados pelos moradores. O que iremos questionar para os proprietários é basicamente se são castrados e vacinados e também vamos orientar quanto a guarda responsável”, explicou.
O próximo bairro que receberá a equipe é o Primeiro de Maio. “Estamos buscando atuar nos bairros mais distantes, com maior número de animais. As ONGs são o nosso termômetro. Estamos mapeando as extremidades do município nesta primeira etapa”, informou a gerente. Em seguida será iniciado o processo de castrações destes animais.
(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)