‘Cadastro Único nos Bairros’ promove atualização cadastral

Escutar áudio do texto

A Secretaria de Assistência Social promoveu, entre os meses de abril e junho, ações com foco no agendamento e atualização cadastral para a população de bairros mais afastados da região central da cidade.

A iniciativa, chamada ‘Cadastro Único nos Bairros’, esteve no Parateí do Meio, Veraneio Ijal, Estrada do Varadouro, Campo Grande, Rio Comprido e Parque Meia-Lua.

Ao todo, foram agendadas 239 reuniões para atualização cadastral e 14 cadastros já atualizados.

A partir do cadastro atualizado, as famílias se tornam aptas a utilizar programas sociais, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Minha Casa Minha Vida, Isenção de taxa para concursos públicos, Programa Passe Livre e Telefone Popular.

Recentemente, a Secretaria de Assistência Social, responsável pela atualização do Cadastro Único, foi um dos destaques positivos no IGD, um indicador de qualidade da Gestão Descentralizada do programa Bolsa Família que reflete as ações do município.

Neste ano, a pasta obteve média 0,80, enquanto a média nacional foi de 0,70. No ano passado, a pasta obteve a média de 0,78.

(Victor Copola/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)