Biblioteca Municipal cria Comitê Jovem

A Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, da Secretaria Municipal de Educação, sediou o primeiro encontro para formação do Comitê Jovem da Biblioteca Municipal, na última quinta-feira (12). A ação faz parte do Programa Jacareí Cidade Leitora, estimulado pelo Programa Conecta Biblioteca da ONG Recode e Caravan Studios, com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates.

O Bibliotecário Luís Cláudio Borges, responsável pelo desenvolvimento do Programa Conecta Biblioteca em Jacareí, comandou a reunião abordando o tema “A Juventude Jacareiense e o Futuro das Bibliotecas: o comitê jovem”.

Na ocasião estiveram presentes jovens que participam do projeto ‘Batalha nos Trilhos’, Coletivo Nandi, Ordem Demolay de Jacareí, além de representantes da Biblioteca Comunitária ‘Ler para Crescer’, membros da Academia Jacarehyense de Letras, professores e diretores de Unidades Escolares da Secretaria Municipal de Educação e comunidade em geral.

Esteve presente, também, o Presidente da Fundação Cultural, Bruno Castro, que destacou a “impossibilidade de separação entre leitura, educação e cultura”.

Na oportunidade foi realizada uma grande roda de conversa sobre os desejos e necessidades dos jovens acerca das Bibliotecas Públicas. Foi estabelecida, também, uma agenda de encontros com a finalidade de criação de um cronograma de atividades e iniciativas para aproximar jovens entre 15 e 29 anos e a Biblioteca.

A secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, esclareceu durante o encontro que o Programa Jacareí Cidade Leitora nasceu do reconhecimento da necessidade de se estabelecer uma política pública de estímulo à leitura na cidade, tanto nas Escolas Municipais, quanto nas Bibliotecas. Um dos pontos principais do programa “é ouvir a comunidade, seus interesses e demandas para que juntos possamos construir um caminho que promova a leitura em toda a cidade, para todas as idades”, concluiu.

A próxima reunião, que foi marcada para o dia 1º de agosto, terá como pauta a construção de uma programação especial para a juventude de Jacareí durante as comemorações dos 110 anos da Biblioteca Municipal “Macedo Soares”.

(Diretoria de Jornalismo/PMJ)