Biblioteca Municipal abre inscrições de cursos para Deficientes Visuais

A Biblioteca Municipal “Macedo Soares” da Secretaria Municipal de Educação está com as inscrições abertas para o projeto “Desvendando a Deficiência Visual 2018”, a partir desta terça-feira (27), com cursos de Informática, Braille e Soroban para deficientes visuais. A ação faz parte do Programa “Jacareí Cidade Leitora”, lançado no último dia 19 de março.

As inscrições acontecem até 13 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Julho 215, Centro). Para se inscrever o aluno deverá ser alfabetizado e levar 2 fotos 3×4, documento com foto e comprovante de endereço recente, que não precisa ser somente de Jacareí.

O primeiro módulo de Informática terá carga horária de 20 horas. Nele, os alunos aprenderão as noções básicas, a familiarização com o teclado e técnicas de digitação. Cada participante deverá levar seu próprio fone de ouvido, com plug padrão P2 de 3.5mm. Ao longo do ano serão oferecidos outros módulos do curso, nos quais os participantes aprenderão sobre a utilização de leitores de tela, navegadores de internet, redes sociais, editores de texto e planilhas de dados.

O curso de Braille para deficientes visuais, com carga horária de 60 horas, auxiliará o deficiente visual a desenvolver a leitura e escrita através do sistema Braille. Inicialmente, os alunos passarão pelo processo de pré-leitura e estimulação tátil. Posteriormente, serão abordados temas referentes à morfologia e grafia das palavras, do alfabeto, das letras, acentos gráficos e sinais de pontuação, bem como a disposição de frases, parágrafos e textos.

No curso de Soroban, os deficientes visuais serão apresentados ao ábaco japonês, utilizado para realizar cálculos matemáticos simples e avançados. Ao longo das 60 horas de duração do curso, os alunos passarão pelos processos de “Pré-Soroban” com uso de jogos, estimulação tátil, reconhecimento do ábaco, registros numéricos e, finalmente, cálculos aritméticos.

Retrospectiva – Em 2017, a Biblioteca Municipal “Macedo Soares” desenvolveu o Projeto Desvendando a Deficiência Visual, com cursos de Braille, Soroban e Baixa Visão. Ao longo do ano foram atendidas mais de 80 pessoas.

O projeto foi selecionado para participar do Seminário “Biblioteca Viva – 10° Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias”. Na ocasião foram escolhidos os projetos mais significativos de inovação em Bibliotecas Públicas de todo o Brasil.

Em 2018, o projeto foi ampliado, oferecendo novos cursos voltados, especialmente, aos deficientes visuais. Todas as aulas são realizadas na Biblioteca Municipal “Macedo Soares” para um público alvo de deficientes visuais (cegueira ou baixa visão) alfabetizados.

Jacareí Cidade Leitora – O programa “Jacareí Cidade Leitora” foi lançado pela Secretaria de Educação no último dia 19 de março, e objetiva incentivar a leitura em todo município. Entre suas ações está o projeto “Desvendando a Deficiência Visual”.

A Secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino, enfatiza que “existem muitas maneiras de enxergarmos o mundo. Os deficientes visuais o leem de maneira diferente dos videntes. O Programa “Jacareí Cidade Leitora” não é destinado apenas à leitura de livros, mas sim a leitura do mundo. Nesse sentido, o projeto tem um papel fundamental na inserção social e econômica do deficiente visual”.

Serviço – Projeto “Desvendando a Deficiência Visual 2018”

Curso: Informática para Deficientes Visuais (Módulo I)

Carga Horária: 20 horas;

Turmas: 4 (8 vagas por turma);

Horários:

Segunda-feira: 13h30 às 14h30 (turma I);

Terça-feira das 13h30 às 14h30 (turma II);

Quarta-feira das 13h30 às 14h30 (turma III);

Quinta-feira das 13h30 às 14h30 (turma IV);

Início das aulas: a partir de 15 abril de 2018;

Requisitos: para as aulas, cada participante deverá levar fone de ouvido com plug padrão P2 de 3,5mm.

Curso: Braille para deficientes visuais

Carga Horária: 60 horas;

Turmas: 2 (10 vagas por turma);

Horário: Segunda-Feira das 15h às 16h30 (turma I), quarta-feira das 15h às 16h30 (turma II);

Início das aulas: 16/04/2018;

Curso: Soroban para deficientes visuais

Carga Horária: 60 horas;

Turmas: 2 (10 vagas por turma);

Horário: Terça-feira das 15h às 16h30 (turma I), quinta-feira das 15h às 16h30 (turma II);

Início das aulas: 17/04/2018;

Inscrições – de 27 a 13 de abril de 2018

Local: Biblioteca Municipal “Macedo Soares” – Av. Nove de Julho 215, Centro

Horário: das 8h às 12h, e das 13h às 16h30;

Documentos Necessários: 2 fotos 3×4, documento original com foto e comprovante de endereço recente, que não precisa ser só de Jacareí.

Maiores informações: [email protected].gov.br

(Marta Fernandes/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)