Biblioteca e Sala Mário Lago recebem literatura indígena

A Literatura Nativa Brasileira foi representada em Jacareí, na Biblioteca Municipal na última sexta-feira (22), e na Sala Mário Lago no sábado (23), por meio do escritor indígena Olívio Jekupe da Aldeia Krukutu, com a mediação do jornalista Elton Rivas.

Na Biblioteca teve uma Roda de Conversa com o tema “Escritores Indígenas na Literatura Brasileira – a experiência vinda de Parelheiros”, em parceria com a Fundação Cultural, integrando o Programa Jacareí Cidade Leitora. “Muita sabedoria com emoção. Foi gratificante”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Cyrino Ferreira.

Já na Sala Mário Lago, Olívio Jekupe e Jeguaká Kunumi (pai e filho) estiveram juntos contando algumas de suas histórias de seus livros e textos, além de apresentar a cultura e a literatura indígena.

Olívio Jekupé é escritor indígena do povo Guarani. Casado com Maria Kerexu, é pai de quatro filhos: Kerexu Mirim, Tupã Mirim, Jeguaká Mirim e Jekupé Mirim- todos moram na região extremo sul de São Paulo, Parelheiros, na Aldeia Krukutu.

Jekupé começou a escrever em 1984. Iniciou o curso de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1988. Foi professor do ensino fundamental em um período da sua vida. Mudou-se mais tarde para São Paulo, onde retomou os estudos na USP. Participa de palestras no Brasil e no exterior. Tem diversos livros publicados por diferentes editoras brasileiras, 16 obras com maior destaque, alguns deles tanto em Guarani quanto em Português e outros até mesmo traduzidos na Itália.

Jeguaká é filho do Jekupé, tem 17 anos, no RAP e Hip Hop é conhecido pelo nome artístico de Kunumi MC. Muitos cantores famosos já gravaram com ele, tendo a parceria com o Criolo como a de maior destaque. Antes de estrear na música, Kunumi também publicou dois livros.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Luiz Cepinho/PMJ)