Biblioteca de Jacareí é selecionada como ‘embaixadora’

A Biblioteca Municipal Macedo Soares está comemorando mais uma conquista. Ela foi selecionada como embaixadora da Onda 2 do Programa Conecta Biblioteca da ONG Recode e da Caravan Studios, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

A Recode, em parceria com os participantes do programa de Bibliotecas elegeu, pela segunda vez, os embaixadores da Onda 2, em que participam 108 bibliotecas em todo o Brasil. O programa reconhece a biblioteca de Jacareí como uma das mais engajadas ao movimento em prol do acesso a informação, ao livro, a leitura e as tecnologias junto às comunidades como fator de transformação social.

A secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino ressalta a importância da escolha e participação da Biblioteca Municipal de Jacareí: “A escolha como embaixadora do “Conecta Biblioteca” reconhece nossos esforços em difundir a importância da leitura no município através do Programa Jacareí Cidade Leitora, que quer fortalecer a Biblioteca como uma instituição de transformação social em vários sentidos”. A secretária ressalta ainda que em 2019 a Biblioteca Municipal completa 111 anos de fundação. “Vamos continuar com a dinamização e melhorias nos serviços da nossa Biblioteca”, disse.

Já o bibliotecário e supervisor de unidade de biblioteca Luís Cláudio Borges, embaixador responsável pelo desenvolvimento do Programa Conecta Biblioteca em Jacareí destaca: “Recebemos com orgulho e honra esse título e responsabilidade. Para nós é um reconhecimento do trabalho coletivo que vem sendo feito para ampliar o acesso à informação, difundir a leitura e fortalecer o relacionamento com o público, comunidades, grupos culturais e movimentos sociais do município”. Ressalta ainda que “essa escolha coloca a Biblioteca de Jacareí em destaque no cenário nacional como centro local de informação, conhecimento, acolhimento e cidadania”.

O que é um embaixador – É aquele ou aquela participante do programa que teve um destaque, devido ao seu engajamento, nos processos e ações. Cada região tem um e a ideia é que esses embaixadores sejam ponte para formação de redes com outras bibliotecas, garantindo continuidades e apoios entre bibliotecas públicas do programa.

Os embaixadores foram avaliados com base em alguns critérios que foram a participação em reuniões on-line, proatividade nas redes, pontualidade das entregas e seu desempenho na consulta de opinião.

Os parceiros estão espalhados pelas regiões do Brasil e são uma espécie de polo regional. Foram eleitos, a partir dos critérios, três por região do país. A ideia é que elas e eles disseminem suas ações nas bibliotecas, com os Comitês Jovens, na estruturação e execução da programação, compartilhando ideias e experiências nas redes sociais ou em visitas técnicas previamente agendadas com outras bibliotecas próximas à sua localidade, com objetivo de fortalecer a rede local de bibliotecas participantes do programa.

Para além de tirar dúvidas pontuais e compartilhar experiências, os embaixadores podem apresentar propostas de fomento às ações na biblioteca. A essência desse trabalho é que todas e todos do programa possam trabalharam juntos para fortalecer suas bibliotecas, regiões e comunidades.