Biblioteca convida jovens para programa “Conecta Biblioteca”

A Biblioteca Municipal “Macedo Soares” (Av. Nove de Julho, 215), por meio da Secretaria de Educação, convida os jovens de 15 a 29 anos para a primeira reunião do Comitê Jovem/ Programa “Conecta Biblioteca”, na próxima quinta-feira (12), às 18h.

Esta é mais uma ação do Programa Jacareí Cidade Leitora. Todos os funcionários municipais, alunos e comunidade nesta faixa de idade estão convidados. Com o Programa “Conecta Biblioteca”, em parceria com a ONG RECODE, a Biblioteca Municipal pretende formar um Comitê Jovem com o objetivo de fomentar o diálogo.

A Biblioteca Municipal “Macedo Soares” foi selecionada para participar do programa nacional “Conecta Biblioteca”, desenvolvido pela ONG Recode em parceria com a Caravan Studios. O programa busca estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

Segundo Bruno Vilagra, responsável pela gestão das Bibliotecas Municipais, uma das expectativas da ação é o aumento de 60% no número de usuários das bibliotecas participantes, sendo pelo menos um terço desse crescimento representado por jovens entre 15 e 29 anos.

O programa recebeu ao todo 272 inscrições em 2018 em todo o país. Deste total, foram selecionadas apenas 108 bibliotecas, sendo que a Biblioteca Municipal “Macedo Soares” foi umas das quatro escolhidas em todo o Estado de São Paulo, figurando como a única representante da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

A secretária de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino destaca a importância da participação da Biblioteca Municipal de Jacareí: “A escolha para o “Conecta Biblioteca” vem somar nossos esforços em difundir a importância da leitura no município através do Programa Jacareí Cidade Leitora, que quer fortalecer a Biblioteca como uma instituição de transformação social em vários sentidos”. A secretária ressalta ainda que em 2018 a Biblioteca Municipal completa 110 anos de fundação. “É o momento ideal para repensarmos e dinamizarmos a nossa Biblioteca”, disse.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)