Bem Morar vai atender famílias do Jardim do Vale

O projeto Bem Morar, lançado há dois meses pelo prefeito Izaias Santana, avança mais uma etapa. Na noite de quinta-feira (29), representantes da Prefeitura e da Fundação Pró-Lar se reuniram com os moradores do Jardim do Vale, bairro onde iniciará a primeira fase do projeto. O evento contou também com a presença de vereadores de Jacareí.

De acordo com a presidente da Fundação Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel França, as famílias inscritas já estão recebendo visitas dos técnicos para avaliar os critérios sociais e as condições da moradia. Inicialmente, está previsto o atendimento de 20 residências e as obras estão planejadas para começar em agosto.

O prefeito Izaias explicou que a prefeitura, por meio da Fundação Pró-Lar, disponibilizou a verba de R$1 milhão para o projeto. O valor será destinado para a aquisição de materiais de construção. Já os projetos arquitetônicos e a mão de obra serão realizados por voluntários, por meio de parcerias da Pró-Lar com empresas e instituições.  “É importante ressaltar que não vai haver custo nenhum para os beneficiados. Sabemos da dificuldade que muitas famílias têm para fazer uma pequena reforma no imóvel. Muitas vezes a casa tem algum problema de infiltração, mas nunca sobra um dinheiro para fazer a reforma”, comentou o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, acrescentou que o projeto representa mais qualidade de vida para muitas famílias. “O Bem Morar reflete o compromisso do poder público de trabalhar pela cidade, de garantir as políticas públicas tanto de habitação quanto social. Este é o ponta pé inicial e esperamos avançar nos próximos anos”, completou.

A aposentada Terezinha Maria Lacerda, 60 anos, é uma das cadastradas no projeto Bem Morar. Para ela, é uma “oportunidade maravilhosa” de fazer a tão sonhada reforma na casa. “Moro aqui há 30 anos. E já faz um tempo que preciso reformar o banheiro. Outro dia entupiu a rede de esgoto e tive que quebrar todo o piso que coloquei com tanta dificuldade. E não tenho de onde tirar mais dinheiro para continuar o serviço”, relatou.

O Projeto – O projeto “Bem Morar” tem o objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias de baixa renda por meio de parceiras entre a iniciativa privada e entidades sociais. O público-alvo do projeto são famílias com renda de até três salários mínimos que residam em imóveis próprios e regularizados e que possuam problemas de salubridade.

Informações podem ser obtidas na Fundação Pró-Lar (Rua José Bonifácio, 37, Centro).

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Luiz Cepinho)