Bem Morar reforma casa no bairro 22 de Abril

A Fundação Pró-Lar concluiu a reforma de mais uma residência por meio do Programa Bem Morar. O lar contemplado está localizado no bairro 22 de Abril e pertence ao casal Joaquim Pereira, 65 anos, e Rosa Maria Gonçalves Dias, 52 anos.

É uma casa nova, sem goteiras para todo lado. Agora posso ouvir o barulho da chuva, molhando só do lado de fora”, diz Pereira.

A pequena residência de cerca de 40 metros quadrados, onde o casal vive há 25 anos, foi praticamente reconstruída. E ganhou reforço nas paredes, telhados, pisos e janelas novos, fossa séptica e pintura.

O casal conta que sempre quis fazer uma reforma na casa, mas as condições financeiras não permitiam. “Era um sofrimento, a casa toda cheia de goteiras e umidade. Agora ficou bonita”, diz Pereira.

De acordo com o relatório da equipe da Fundação Pró-Lar, antes da reforma, a residência era “muito precária”. A construção não contava com saneamento básico e o telhado estava prestes a desabar, além de estar tomada por umidade nas paredes e no chão, entre outros problemas detectados.

Voluntários – De acordo com o regulamento do programa Bem Morar, a família deve se comprometer em contribuir com a mão-de-obra na reforma da casa, que tem a participação da equipe da Pró-Lar. “Ao ajudar na execução da obra, o morador se compromete mais com a própria casa”, comenta a presidente da Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel França.

Pereira auxiliou a equipe da Pró-Lar durante a reforma. E para reforçar, o casal também contou com a ajuda de voluntários como o auxiliar de serviços gerais João Alves de Almeida Moura, 60 anos, o pintor Fabiano Cardoso Santos, 40 anos, e o auxiliar de serviços gerais, Carlos Umberto de Amorim, 46 anos.

Fico muito feliz em poder ter ajudado. E se precisar ajudo de novo”, diz o pintor Fabiano.

Um restaurante do Nova Jacareí, bairro vizinho, também encontrou uma forma de contribuir, por meio de doação de marmitex para os trabalhadores que atuaram na reforma da casa.

Programa – O Bem Morar é uma iniciativa da Prefeitura de Jacareí e tem o objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias com renda de até três salários mínimos que residam em imóveis próprios e regularizados e que possuam problemas de salubridade. As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas e os materiais são custeados com verba da Fundação Pró-Lar. Para o programa foi destinado R$1 milhão, sendo R$10 mil por moradia. Antes de realizar a reforma, a equipe técnica da Pró-Lar visita a residência, elabora um projeto de reforma que conta com a aprovação da família.