Bem Morar: Programa contempla casa no 22 de Abril

A Fundação Pró-Lar começou a reforma em mais uma residência por meio do Programa Bem Morar. O lar contemplado está localizado no bairro 22 de Abril e pertence ao casal Joaquim Pereira, 65 anos, e Rosa Maria Gonçalves Dias, 52 anos.

Antes de iniciar a reforma, a equipe da Pró-Lar se reuniu com o casal para apresentar o projeto da reforma. “A gente viu o projeto. É muito bonito”, comenta Pereira. “Tenho muita esperança de que vai ficar bem melhor”, acrescenta Rosa Maria.

A casa, onde Joaquim e Rosa vivem há 25 anos, está em “péssimas condições de moradia”, conforme avalia a engenheira da Pró-Lar, Luana Maria dos Santos. : “Essa reforma é um desafio para nós. O quintal tem um acesso precário e também não há saneamento básico, será preciso a instalação de uma fossa séptica”. A precariedade também atinge a estrutura da casa. “O telhado está com risco de desabar e as paredes e pisos todas cobertas por fuligens, já que a família utiliza fogão à lenha. Para conseguirmos avaliar o interior da casa, tivemos que usar uma lanterna, devido à falta de luminosidade”, detalha a engenheira.

Os depoimentos do casal confirmam as “péssimas condições” da casa atestadas pela engenheira Luana. “A gente sempre quis fazer uma reforma, mas o dinheiro é pouco. Então o jeito era viver assim na dificuldade. Sabe que quando chove a água entra pelo telhado e alaga tudo”, relata Joaquim. “É um sofrimento. Mas agora estou muito esperançosa”, reforça Rosa Maria.

Solidariedade – De acordo com o regulamento do programa Bem Morar, a família deve se comprometer em contribuir com a mão-de-obra na reforma da casa, que tem a participação da equipe da Pró-Lar. “Ao ajudar na execução da obra, o morador se compromete mais com própria habitação”, comenta a presidente da Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel França.

E para reforçar, o casal conta também com a ajuda de outro morador do bairro, o auxiliar de serviços gerais João Alves de Almeida Moura, 60 anos. “Estou desempregado há 5 anos. E difícil alguém contratar uma pessoa na minha idade. Enquanto isso vou ajudando aqui, porque sei que eles precisam bastante”, diz. Um restaurante do bairro vizinho, o Nova Jacareí, também apoia a iniciativa com a doação de marmitex para a equipe do mutirão.

O programa já beneficiou moradias nos bairros Terras da Conceição, Rio Comprido e Jardim do Vale.

Programa – O Bem Morar é uma iniciativa da Prefeitura de Jacareí e tem o objetivo de realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias com renda de até três salários mínimos que residam em imóveis próprios e regularizados e que possuam problemas de salubridade. As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas e os materiais são custeados com verba da Fundação Pró-Lar. Para o programa foi destinado R$1 milhão, sendo R$10 mil por moradia. Antes de realizar a reforma, a equipe técnica da Pró-Lar visita a residência, elabora um projeto de reforma que conta com a aprovação da família.