Bem Morar beneficia casa no Terras da Conceição

A pequena moradia de três cômodos e um banheiro onde a aposentada Gonçalina Maria Aparecida Veloso, 80 anos, vive há cinco anos começa a ganhar novo visual. Situada em um terreno de cerca de 180 metros quadrados, a casa estava com o telhado com infiltração, paredes afetadas pela umidade e rede elétrica precária e com fiação exposta.

Mas há dois meses, desde que a equipe do programa Bem Morar da Fundação Pró-Lar de Jacareí chegou à residência, a aposentada começou a observar as mudanças. “Está uma bênção. Falei que nem precisava de azulejo”, comenta se referindo ao piso branco, antes improvisado por sobras de bloquetes sextavados. O piso de cor branca foi escolha da proprietária. “A obra é feita de acordo com o gosto do morador, esse é um dos itens do programa”, reforça a presidente da Fundação Pró-Lar, Rosa de Fátima Rangel França.

“E o banheiro tá muito bonito mesmo!”, exclama Gonçalina ao mostrar o recinto todo reformado. A admiração de Gonçalina faz sentido, pois antes da reforma, segundo a engenheira da Pró-Lar, Luana Maria dos Santos, o banheiro estava em condições “totalmente insalubre”. “A rede de esgoto não estava adequada, não havia lavatório e a água do banho não escoava direito provocando muita umidade”, atesta.

Além da aposentada, a pequena residência abriga mais cinco pessoas. Uma delas, Sidnei Veloso, é filho de Gonçalina e ajuda na reforma. “Esse é um dos quesitos do programa. Já que a reforma conta com o trabalho voluntário, é importante quando alguém da própria família se disponha a ajudar”, explica.

Programa – A casa da aposentada Gonçalina, localizada no Terras da Conceição, é a terceira casa beneficiada pelo programa Bem Morar, lançado em maio de  2017 pela Prefeitura de Jacareí. O objetivo do programa é realizar reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias para famílias de baixa renda com até três salários mínimos. Os imóveis devem ser próprios, regularizados e possuir problemas de salubridade.

As famílias não têm nenhum custo para a realização das reformas e os materiais são custeados com verba da Pró-Lar. Para o programa foi destinado R$1 milhão, sendo R$10 mil por moradia. Antes de realizar a reforma, a equipe técnica da Pró-Lar visita a residência, elabora um projeto de reforma que conta com a aprovação da família.

Parceiros – Para a execução de obras do programa Bem Morar, a Fundação Pró-Lar firmou, em agosto, parceria com a ETEC INESP (Escola Técnica do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa). O acordo prevê assistência técnica gratuita para a elaboração de projeto e execução de reforma e capacitação técnica dos voluntários. Prevista no edital do Bem Morar, a parceria da Pró-Lar com voluntários é uma das razões para que o programa possa atender o maior número de famílias, dentro da verba disponibilizada pela Prefeitura de Jacareí.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)