Banda Sinfônica apresenta Clássicos do Rock

A Banda Sinfônica de Jacareí estará na próxima segunda-feira (09) apresentando a 3ª edição do Clássicos do Rock, às 19h, na sala Ariano Suassuna do EducaMais Jacareí. O repertório será baseado em medleys de bandas famosas, como Queen, Beatles, Deep Purple, Guns and Roses, Eric Clapton, entre outros.

O concerto terá a regência do maestro Mauro Bueno Junior e a direção artística de Raphael Felipe. A apresentação tem classificação livre e a entrada é gratuita. A Banda Sinfônica de Jacareí é um subgrupo do projeto “Educando pelos Caminhos da Música”, desenvolvido pelo Instituto de Arte e Cultura Maestro Mauro Messias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de um termo de colaboração assinado em janeiro deste ano.

A Sinfônica de Jacareí possui 80 músicos, que tocam instrumentos diferentes da orquestra. A banda só usa instrumentos de cordas friccionadas como violoncelo e contrabaixos, e conta com um número superior de palhetas duplas como oboé e fagotes, e madeiras, com 8 flautas, 12 clarinetas, 7 saxofones. Da família dos metais são 4 trompas, 6 trompetes, 5 trombones, 2 euphoniuns, duas tubas e uma infinita variedade de instrumentos de percussão.

A banda tem uma formação especifica para campeonatos de bandas e fanfarras, resgatando a tradição de 40 anos da antiga Famuja- Fanfarra Municipal de Jacareí. Conquistou em junho desde ano o primeiro lugar no Campeonato de Bandas da cidade de Cordeirópolis, em junho.

Os ensaios da Banda Sinfônica acontecem aos sábados, das 13h30 às 17h, no EducaMais Jacareí.

Projeto Educando pelos Caminhos da Música – O projeto é formado por um total de 425 alunos de 10 a 25 anos, que estão em aprendizagem desde o processo seletivo de 2015. Visa a primeira formação musical para jovens que pretendem ingressar na carreira musical, e ainda dá suporte para o ingresso aos cursos técnicos e superiores de música. Estes alunos são divididos em Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica, Combo, Camerata de Cordas, Camerata de Sopros e Grupos de Percussão.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)